JCI desenvolve projeto para coletar medicamentos em desuso

Remédio: Saúde e Risco… Este é o título do Projeto que está sendo desenvolvido desde segunda-feira, dia 15, pela JCI Capinzal e Ouro em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Capinzal. O objetivo é recolher os medicamentos vencidos ou dentro do prazo de validade que não estão sendo mais utilizados e que as pessoas guardam em suas respectivas casas.

Caixas coletoras, devidamente identificadas com a logomarca da Instituição, foram distribuídas por vários pontos da área urbana e rural. A preferência foi para os locais de grande circulação de pessoas e que tenham algum tipo de vinculo com a saúde pública.

De acordo Leandro Paza, coordenador do projeto, as urnas permanecerão nestes pontos por um período de trinta dias para facilitar o acesso da população. Técnicos da Secretaria Municipal de Saúde farão a triagem dos medicamentos. Os que ainda estão em condição de uso ficarão a disposição da Secretaria. Os demais terão a destinação adequada junto a empresas credenciadas da região. “Tirando esses remédios de circulação certamente teremos uma diminuição acentuada no numero de casos de ingestão acidental” ponderou Paza.

Os pontos de coleta dos medicamentos são os seguintes: Unidade Sanitária Central, unidades de Saúde da Família do Bairro São Cristóvão e do Loteamento São Luiz, unidades de saúde de Alto Alegre, Vila União, Barro Preto, Lindenberg, Rádio Capinzal, Corpo de Bombeiros, hospitais e junto ao Centro Administrativo Municipal.

Para o vice-presidente da JCI, Alessandro Braga Ramos, a idéia não é recolher medicamentos como analgésicos e anti-térmicos de uso corriqueiro e sim aqueles com receituário médico, cujo consumo não se faz mais necessário e acabam apenas representando um estorvo para as pessoas.

“Estamos otimistas em relação a participação da nossa comunidade” revelou Alessandro Braga Ramos. Maiores informações sobre o projeto podem ser obtidas pelo telefone 3555 87 38.