Secretaria da Saúde desenvolve programa de controle do tabagismo

A Secretaria da Saúde implantou, ainda no mês de outubro de 2023, o Programa de Controle do Tabagismo.

Inicialmente foram realizadas avaliações nas unidades de saúde e foram selecionados 15 pacientes para participar desse grupo. Destes participantes, 11 efetivamente aderiram a participação das atividades propostas e 7 já alcançaram o objetivo de parar de fumar.

Utilizando a metodologia e as diretrizes do Programa Nacional do Ministério da Saúde, o Programa de controle ao tabagismo realizado pela Secretaria da Saúde foi conduzido pela Dra Rafaella Mattos Weber, pela Enfermeira Gracieli Rossetti Giumbelli e pelo Psicólogo Neudo Innocenti.

Foram realizados 4 encontros semanais durante o mês de Outubro, 02 encontros quinzenais durante o mês Novembro e a partir do mês de Dezembro, iniciaram-se encontros mensais de manutenção que terão duração de 1 ano.

Segue alguns relatos de participantes do grupo, que manifestaram-se positivamente durante os encontros:

“Minha opinião é de que sem o grupo de apoio com as reuniões, as conversas e uma equipe nota 10 como é a nossa, seria mais difícil o PARAR de fumar. Eu não tive dificuldades não é fácil, mas com apoio e força de vontade, nós desta primeira turma, conseguimos. Já são 60 dias sem cigarro, qualidade de vida 100 por cento, é melhor pra caminhar, dormir melhor sem cansaço, meu paladar está melhor, enfim tudo melhora. Agradeço muito ao nosso grupo pelo apoio nesta jornada. CIGARRO NUNCA MAIS. Isso que fumei durante mais de 40 anos e hoje digo com certeza, NÃO QUERO MAIS CIGARRO”.

“Eu fumei 38 anos, com muita briga da minha família, mãe, irmãos e filhas, todos me pedindo pra parar. Cheguei a parar algumas vezes e voltei fumar cada vez mais. Hoje com o apoio do grupo já são mais de 50 dias sem cigarro e com uma sensação diferente de todas as outras vezes que parei, pois me sinto livre totalmente apesar de sentir vontade ainda. Mas eu tenho a convicção de que minha vida tá muito melhor sem cigarro. As vantagens são inúmeras, desde saúde, bem estar, limpeza. Hoje me sinto livre pra frequentar qualquer local que antes não me sentia bem porque eu tinha consciência que eu fedia, então me sentia mal em frequentar vários lugares”.