AGOSTO LILÁS: Não se cale!
Agosto chegou e se pinta de lilás para chamar atenção para um basta à violência contra as mulheres. Em 2021 faz 15 anos que a Lei Maria da Penha entrou em vigor e tem ajudado a salvar milhares de vidas. Palavras como prevenção, punição e erradicação da violência não podem perder o sentido.
Os dados evidenciam que a violência afeta mulheres de todas as classes sociais, idades, nível de escolaridade, raça e religiões. Pode ocorrer em casa, entre pessoas da família ou entre pessoas que mantenham relações afetuosas, mesmo sem a convivência sob o mesmo teto.
No Brasil, onde a população feminina sofre violência a cada quatro minutos e em que 48% dos casos acontecem dentro de casa, a necessidade de isolamento social em razão da pandemia da COVID 19, traz uma preocupação real, pois para mulheres em situação de vulnerabilidade, isso pode ser trágico.
Como campo de produção plural de saberes, a campanha Agosto Lilás objetiva incentivar a comunidade em geral a enfrentar as muitas formas de violência contra as mulheres -física, sexual, psicológica, moral e patrimonial – encorajando-as a buscar ajuda e procedimentos preventivos relevantes, como as medidas protetivas. O Conselho dos Direitos da Mulher é o órgão com a função de acolher e orientar as Mulheres mesmo antes que seus direitos sejam violados.
Não se cale. Fale! O silêncio é sempre mais uma arma para o agressor.