Diretoria executiva do CISAM Meio Oeste realiza reunião para tratar da prestação de contas do Consórcio

Na manhã desta terça-feira, 10 de fevereiro, O Prefeito e Presidente do Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental (CISAM) Meio Oeste, Nilvo Dorini, realizou reunião com a Diretoria executiva para tratar de assuntos de interesse geral do Consórcio, entre eles a prestação de contas da obra de execução do CISAM, e a compra dos equipamentos dos laboratórios.

Os materiais foram adquiridos com recursos da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) na ordem de R$3.800,000,00. A Prefeitura Municipal foi a responsável pela aquisição dos equipamentos e pela contratação da empresa que realizou as obras.

Segundo a Superintendente Elizabeth Sartori, todos os materiais já estão devidamente instalados e a Prefeitura está providenciando a prestação de contas para a FUNASA. O Consórcio também tem trabalhado na implementação dos requisitos da NBR 17.025 que trata da acreditação dos laboratórios junto ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (INMETRO) e o reconhecimento do laboratório junto ao Instituto do Meio Ambiente.

Na ocasião também foram discutidos procedimentos operacionais, as novas ações que serão desenvolvidas nos próximos dias e o relacionamento do CISAM com seus consorciados, bem como alguns tópicos inerentes a regularização do saneamento básico, serviço também oferecido pelo consórcio, que faz a regulação dos serviços de água, esgotos e resíduos de 10 municípios.

O CISAM

O CISAM atua como um laboratório de referencia para o controle de qualidade de água e efluentes para 13 municípios: Abdon Batista, Alto Bela Vista, Brunópolis, Campos Novos, Capinzal, Frei Rogério, Herval D´Oeste, Joaçaba, Luzerna, Ouro, Zortéa, Vargem e Videira.

Os municípios que fazem parte do Consórcio são os proprietários do laboratório e tem a obrigação de desenvolver as suas analises de controle de qualidade nos laboratórios disponibilizados pelo Consórcio.

As instalações também estão aptas a realizar o controle de qualidade da água para empresas ou qualquer pessoa da sociedade que precise da análise de água ou de efluentes.