COMUNICADO – FUNDAÇÃO MUNICIPAL DE ESPORTES DE CAPINZAL

Diante da Publicação do Decreto do Governo do Estado do dia 11 de maio de 2020, onde o mesmo acabou liberando algumas atividades esportivas, o que ocasionou e gerou uma série de dúvidas e incertezas por parte dos praticantes e desportivas do nosso município com relação à volta das atividades e práticas de exercícios. Portanto, é preciso ficar claro que a liberação é destinada a atletas profissionais e amadores a partir de 12 anos para que possam manter seu condicionamento físico.

A medida não permite a realização de eventos esportivos, treinos coletivos, jogos e qualquer outra atividade que gere aglomeração nas dependências de clubes, ginásios, associações, quadras, campos, canchas ou outros espaços destinados ao desporto.

O decreto está publicado no Diário Oficial do Estado edição de 11 de maio de 2020.

“É necessário que todos os interessados leiam o decreto na íntegra. A liberação não se refere a competições e tem várias restrições, incluindo o contato físico”, ressalta o Superintendente da Fundação Municipal de Esportes Juliano Kloss.

Em seus principais tópicos, o decreto estabelece as seguintes regras:

* O atleta deve comunicar imediatamente ao médico do clube o surgimento de qualquer um dos seguintes sintomas: tosse, febre, dor de cabeça, dores no corpo, falta de ar, fraqueza generalizada, perda no olfato e paladar, problemas gastrointestinais;

* Se alguma pessoa que reside com o atleta apresentar os sintomas acima, ele também deve comunicar o médico;

* Treinos liberados somente para atletas maiores de 12 anos;

* Equipamentos de treino como raquete, bola, entre outros, devem ser individuais, identificados e higienizados a cada uso;

* Fica expressamente proibido o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como garrafa de água;

* Banhos somente em box individualizado e higienizado a cada uso;

* Rodas de confraternização e aquecimentos coletivos ficam suspensos;

* Reuniões e palestras somente por videoconferência;

* O atleta deverá passar por avaliação médica antes de cada treino com medição de temperatura e obrigatoriedade de afastamento diante da menor suspeita de Covid-19;

* Obrigatoriedade do uso de máscara e manutenção de distância entre os presentes;

* Todas as instalações dos clubes devem disponibilizar álcool 70%;

* Colocar avisos sobre higienização e outras regras em todas as áreas do clube;

* Ambientes devem estar sempre arejados e periodicamente higienizados;

* Jogos coletivos e outros eventos que resultem em aglomeração estão suspensos.

A fiscalização fica a cargo das equipes de Vigilância Sanitária e equipes de segurança pública.

A Fundação Municipal de Esportes tem a preocupação e cuidados com a volta das atividades esportivas que envolvam aglomeração e contato físico entre as pessoas, assim como qualquer outro segmento da esfera Municipal. Portanto, as atividades continuam suspensas por tempo indeterminado, e qualquer alteração ou mudança com relação a prática e realização de eventos esportivos, serão discutidos com a Prefeitura Municipal, Secretaria de Saúde e Comitê Municipal de Prevenção e enfrentamento do COVID – 19.

Atenciosamente,

Juliano Kloss – Superintendente da FME Capinzal;