Lideranças de Capinzal conhecem ecossistema de inovação do Polo Inovale

Conhecimento compartilhado, novas oportunidades e muitas estratégias para uma nova matriz econômica na região meio-oeste de Santa Catarina. Estes foram alguns dos assuntos vivenciados nesta terça-feira (09) por lideranças do município de Capinzal que participaram de uma visita técnica durante todo o dia no ecossistema de inovação que forma o Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe (Inovale).

A visita teve início na Agência de Inovação e Relações Institucionais (AGIR). A diretora da Agência, Jéssica Romeiro Mota, apresentou aos visitantes a pré-incubadora da Unoesc e os resultados da iniciativa inovadora que promove e incentiva o desenvolvimento regional por meio de novos negócios. “Entendemos que a inovação e a tecnologia são caminhos essenciais para a retenção de novos talentos e para a geração de novas oportunidades em nossa região. Por esse motivo, parabenizo as lideranças de Capinzal pela sua dedicação em vir até aqui conhecer esse ecossistema que está à disposição dos municípios abrangidos pelo Polo Inovale”, reforçou Jéssica Mota.

Logo após, os visitantes foram até as obras do Centro de Inovação que estão sendo construídas próximas ao Campus I da Unoesc. o superintendente de desenvolvimento e inovação do município de Joaçaba, Severino De Déa, acompanhou as lideranças. O espaço, quando finalizado e entregue para a comunidade, receberá a sede do Polo de Inovação Vale do Rio do Peixe, bem como oferecerá um espaço amplo para empresas se instalarem e gerarem oportunidades e novos negócios inovadores em nossa região. A previsão é que a obra seja entregue até o final deste ano.

Outra habitat visitado pelas lideranças capinzalenses foi a Incubadora Tecnológica de Luzerna (ITL). Na oportunidade, o diretor da ITL, Tiago Moraes, apresentou os resultados colhidos pela Incubadora ao longo da sua história e o atual momento vivido pela ITL com mais de 24 empresas em seu processo de incubação. Tiago também aproveitou o encontro para tirar dúvidas das lideranças participantes.

Para encerrar o dia de conhecimento, as lideranças conheceram a Odeme Dental Research. A empresa, localizada no Distrito Industrial de Luzerna, é case do ecossistema de inovação da região meio-oeste atuando na área médica e odontológica tendo mercado ativo em 25 países. O CEO, Rafael Patzlaff, recebeu os visitantes e apresentou os dados da empresa, bem como, o trabalho realizado na prática pelos colaboradores da Odeme. “A nossa região têm muito potencial e, quando unido, cria-se um ecossistema muito favorável que colaboram de forma eficaz com o desenvolvimento social e econômico dos nossos municípios por meio de uma nova matriz econômica. Por esse motivo, parabenizo a administração de Capinzal pela sua disponibilidade em visitar o nosso ecossistema e colocamos o Polo Inovale à disposição para novas oportunidades”, explicou.

Neste sentido, a Prefeitura de Capinzal e o Conselho de Desenvolvimento da Indústria, Comércio e Turismo de Capinzal (Incotur) projetam a possibilidade de uma pré-incubadora na Área Industrial de Capinzal e a visita colaborou com a ampliação do conhecimento sobre este tipo de investimento. A visita teve a participação da vice-prefeita de Capinzal, Noemia Pizzamiglio; do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Leandro Jacó Paza; e da professora da Unoesc, Tadiane Popp, e a participação dos integrantes do Polo Inovale Jéssica Dayane e Charles Savaris.

Fonte: Ascom Inovale