Secretaria da Saúde realizou atividades de prevenção as hepatites
No último sábado, dia 28, foi comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. Esse dia alusivo foi criado em 2010 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) com a finalidade de promover a conscientização e orientação sobre as Hepatites. É fundamental a realização de exames para o diagnóstico precoce dessas doenças que acometem diretamente o fígado e se não tratadas podem provocar cirrose, câncer e até o óbito do paciente.
Na sexta-feira, dia 27, a Secretaria da Saúde de Capinzal desenvolveu atividades de orientação e realizou testes rápidos para Hepatites B e C em três pontos da cidade: no Bairro São Cristóvão junto ao Supermercado Copercampos; na Rua Presidente Nereu Ramos junto a Praça Achilles Dagnolluzzo e no Calçadão. Durante o dia todo foram realizados cerca de 360 exames. As equipes agradecem a participação de toda a população que compareceu na atividade.
A Secretaria da Saúde ressalta que para Hepatite C não existe vacina. Já para Hepatite B é necessário tomar 3 doses. Essa vacina está disponível durante todo ano na Unidade de Saúde Central.
A Hepatite C pode ser transmitida através de contato com secreções e sangue contaminado, sendo mais comum entre usuários de drogas injetáveis que compartilham agulhas e através do contato com objetos cortantes.
A Hepatite B está presente no sangue, no esperma e no leite materno, dessa forma é considerada uma doença sexualmente transmissível. É de extrema importância que em todas as relações sexuais utilizem preservativo; não partilhar seringas, agulhas e lâminas de barbear que possam cortar a pele; exigir material descartável quando realizar piercing, tatuagem, acupuntura e ao ir na manicure ou pedicure.