Estruturas, princípios e diretrizes do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional é debatido em Capinzal.

Representantes de 22 municípios da região Meio-Oeste de Santa Catarina e autoridades de Capinzal participaram, na terça-feira (29), no auditório da UNOESC (Campus Aproximado Capinzal) da oficina de Fortalecimento do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.

A Teia de Articulação de Fortalecimento de Segurança Alimentar e Nutrição – TearSAN, desde o início de agosto, em todas as  oficinas regionais que desenvolve, promove diálogos e construções a respeito do (SISAN), suas estruturas, princípios e diretrizes. Também, as oficinas, objetivam fortalecer os componentes do Sistema: Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (CONSEA/SC) e Câmara de Gestão Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina (CAISAN/SC), bem como orientar a elaboração dos Planos de Segurança Alimentar e Nutrição.

Segundo a nutricionista, Letícia Sernajotto Urbano de Moraes, presidente da Câmara de Gestão Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Capinzal, o município de Capinzal é pioneiro na região na adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional – SISAN, e está em fase de elaboração do Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional que visa garantir o Direito Humano a Alimentação Adequada.

Na parte externa da UNOESC, durante o evento, foi montada  uma exposição de produtos da agricultura familiar que são comercializados durante a Feira Livre que ocorre as sextas-feiras, no período da tarde, no centro de Capinzal.

A promoção do evento foi do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário; Universidade Federal de Santa Catarina e pela Teia de Articulação de Fortalecimento de Segurança Alimentar e Nutrição com o apoio da Câmara de Gestão Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina; Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina; CAISAN e CONSEA de Capinzal.