Participação do Cialar no I Seminário Estadual de Acolhimento Institucional e Familiar

O Consorcio Intermunicipal Abrigo Casa Lar – CIALAR da Comarca de Capinzal esteve na semana que passou em Florianópolis apresentando no I Seminário Estadual de Acolhimento Institucional e Familiar a experiência desses seis anos que vem trabalhando como Consorcio a pedido da FECAM.

O CIALAR teve suas origens como Abrigo Provisório Casa Lar de Capinzal. Sob a Lei Número 1.871/94  em dezembro de 1994 onde o Poder Executivo autoriza a instituição da “Casa Lar”, com a finalidade de atendimento à criança e adolescentes em regime de abrigo.

O Consórcio Intermunicipal Abrigo Casa Lar, com denominação fantasia de “CIALAR”, foi criado em setembro do ano de 2009, Consórcio Público de Direito Público, sob a forma de Associação Pública, com personalidade jurídica de direito público interno. Regido pela Lei Federal nº 11.107, de 06 de Abril de 2005 e pelo Decreto Federal nº 6.017/2007, visto da necessidade da de todos os municípios da Comarca   de proporcionar esse espaço as crianças e adolescentes retirados de suas famílias.

Durante esses seis anos de trabalho como Consorcio as conquistas do CIALAR foram muitas, e sem duvida isso se deve ao comprometimento de toda a equipe de trabalho, as administrações dos cinco municípios que compõe a comarca a rede intersetorial desses e a sociedade civil que contribui por meio de doações, e apadrinhamentos afetivos.

Este primeiro Seminário Estadual com a temática acolhimento  foi um momento de muito aprendizado e troca de experiência com os demais  municípios e profissionais  que trabalham na alta complexidade.

O abrigo foi representado no evento por seu Presidente o Prefeito de Ouro Vitor João Faccin, a Coordenadora Social Aline Rosseti, a Psicóloga Daiani Cardoso e a Assistente Social Suziane Sarmento, os quais trazem muitas experiências de outros municípios e aprendizados para dividir com toda a equipe de trabalho.