Viver e Conhecer realiza mais uma edição da Feira Científica Interdisciplinar

VIVER E CONHECER REALIZA MAIS UMA EDIÇÃO DA FEIRA CIENTÍFICA INTERDISCIPLINAR

Escola é destaque em competições nacionais

A Feira Científica Interdisciplinar que é realizada anualmente pela Escola Municipal Viver e Conhecer aconteceu neste ano nos dias 20 e 21 de julho, que contou com a visitação de toda a comunidade escolar, alunos e professores das demais escolas além da presença do Prefeito Andevir Isganzella e Do Vice-prefeito Wilson Luiz Farias. Os trabalhos envolveram cultura, tecnologia, saúde, meio ambiente, sustentabilidade, fenômenos naturais, agricultura, além de conteúdos específicos de todas as disciplinas.

Para esse evento, alunos e professores escolhem assuntos ou problemas do cotidiano para fazer um estudo mais aprofundado, utilizando conceitos de várias disciplinas. O foco principal deixa de ser o conteúdo da disciplina e passa a ser o problema de pesquisa e através destes trabalhos desenvolvidos a escola tem sido destaque em competições a nível regional, estadual e nacional.

Diogo Wolf Surdi foi aluno do Viver da pré-escola à 8ª série e foi destaque por diversas vezes na OBMEP – Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas.  Apesar de a Olimpíada priorizar a matemática, suas questões são bem contextualizadas e exigem o domínio de habilidades que vão além dessa disciplina. Em 2014, Diogo, pela segunda vez, foi medalhista de ouro e recebeu agora, dia 20 de julho sua medalha das mãos da Presidente Dilma, em uma cerimônia no Rio de Janeiro.

Outra grande conquista da Escola foram 2 troféus destaque na Feira Nacional de Matemática. Os dois trabalhos premiados foram: “A matemática do açúcar mascavo” desenvolvido nas turmas de 5º ano pelas professoras Maria de Fátima de Oliveira Ribeiro e Marisa Eli Dalla Maria Casara e na fase nacional foi apresentado pelos alunos Giovanna Suelen de Abreu e Lucas Augusto Masson, do 6º ano, e “A matemática da viabilidade do uso das motocicletas” orientado pela professora Carmen Maletzke Markus e apresentado pelos alunos Gabriel Masson Alves e Mateus João Grotto Wulff, do 9º ano.

Ambos os trabalhos tiveram seu início com projetos desenvolvidos em sala de aula, que foram levados a público na Feira Científica Interdisciplinar da escola, em 2014, classificados para a Feira de Matemática – primeiramente para a fase regional, depois para a estadual e, por fim, para a nacional.