Nova Capinzal: Um projeto indispensável

A construção das 162 unidades habitacionais que estão sendo construídas no Loteamento Nova Capinzal para atender famílias que moram em áreas de risco ou em áreas de preservação permanente, mostra-se cada vez mais necessária para garantir segurança e condição digna de vida para aproximadamente 500 pessoas.

As fortes precipitações de chuvas ocorridas no último final de semana, provocando enxurradas e deixando dezenas de famílias em total apreensão, muitas delas tendo, inclusive, que sair às pressas de suas casas, comprova a necessidade urgente de relocação das famílias daquela região. Outras regiões onde também há famílias morando nas encostas de morros e que estão em eminente perigo de serem atingidas por grandes enxurradas, por deslizamentos ou até mesmo deslocamentos de rochas que estão soltas sobre a superfície desses morros.

A Administração Municipal tem priorizado a execução da implantação do Loteamento Nova Capinzal para que o cronograma previsto seja cumprido. Neste sentido a empresa Andrioni Jr. responsável pela construção das casas vem desde outubro, quando o contrato foi assinado, trabalhando para construir dentro do prazo as 162 unidades. Já está em construção 65 casas, a maioria em fase de acabamento. Todo o esforço da prefeitura em parceria com o Governo Federal que juntos investirão mais de 17 milhões de reais (13,2 milhões recursos federais e aproximadamente 4 milhões recursos próprios do município), é para dar segurança e garantir uma melhor qualidade de vida dessas pessoas.

A maior preocupação da Administração agora é com as mudanças que terá que haver no projeto urbanístico do loteamento já que da forma como o projeto original foi aprovado não será possível à continuidade das obras em função das incompatibilidades ambientais e de locação dos terrenos existente em parte do mesmo.  

Portanto, a prefeitura juntamente com todos os envolvidos está trabalhando para que fiquem prontos os novos projetos para a aprovação dos órgãos competentes e assim a construtora concluir a construção das casas e a prefeitura executar as obras de infraestrutura para disponibilizar aos contemplados. O prazo previsto é abril de 2016.