Departamento do Meio Ambiente desenvolve atividades com as escolas
Na manhã de quarta-feira (25) a Administração Municipal através do Departamento de Meio Ambiente juntamente com alunos e professores da Escola Estadual Mater Dolorum realizaram a limpeza no Rio Capinzal, programação esta que seguiu com as comemorações alusivas ao Dia Mundial da Água.
Diversas irregularidades como lixo e esgoto doméstico foram identificadas sendo depositados sobre as águas. Vários encanamentos de residências próximas estão escoando e poluindo não só as águas do rio como também o meio ambiente.
De acordo com a Chefe do Departamento de Meio Ambiente Carla Brugger “muitas são as casas com fachadas bonitas e com o encanamento do esgoto doméstico direto no rio, além de muita sujeira pelas margens”. Carla destacou ainda que essas residências que estão irregulares serão encaminhadas para a Vigilância Sanitária do município que tomará as devidas providências.
Na quinta-feira (26), 39 alunos do 4º ano da Escola Municipal Viver e Conhecer fizeram visitas às duas nascentes protegidas do Rio Capinzal localizadas na comunidade de Alto São Roque. A tarde foram 55 alunos também do 4º ano. Acompanhados das professoras Noemi Tonini, Jane Campioni, Marcia Manfredini e Adriana Surdi puderam conhecer onde o Rio Capinzal nasce e a importância de manter as nascentes bem protegidas para que o rio tenha vida longa.
Celso Cassiano, representante da ONG SOS Natureza, explicou aos alunos como foi todo o processo de cercamento dessas nascentes localizadas nas propriedades das famílias Borin e Dagostini, feito há alguns anos através dos trabalhos da ONG. Marcelo Lago, operador da estação de tratamento de água da SIMAE, também acompanhou os alunos e colheu amostras de água da nascente e de outros pontos do rio para a realização de analises.
Os alunos visitaram a padaria Flor do Campo de propriedade de Janete Martineli e Delci Balbinot. A padaria faz parte do programa de Agroindústria Familiar e fornecem pães, cucas e bolachas no programa PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar) e PAA (Programa de Aquisição de Alimentos) para as escolas e creches do município, além de comercializar seus produtos semanalmente na feira do Agricultor.
Todas as crianças receberam um delicioso lanchinho fornecido pela padaria e tiveram a oportunidade de conhecer de onde vem parte do lanche servido na escola. As professoras souberam aproveitar muito bem o passeio ensinando aos alunos sobre outras atividades da agricultura observadas no percurso.
Na próxima terça-feira (31) será a vez da Escola Vilson Kleinubing de realizar a visita as nascentes do Rio Capinzal. E assim seguem os trabalhos de educação ambiental dos jovens, alertando sobre a importância da preservação dos nossos recursos naturais.