Dia "P" da Prevenção reuniu uma multidão em Capinzal

A Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social promoveu na última segunda-feira, dia 31 de março, o Dia "P", dia de prevenção. A data marcou a passagem da Carreta de Prevenção do Hospital do Câncer de Barretos (SP).

Uma equipe de profissionais do Hospital do Amor, como é conhecido, ofereceu a comunidade capinzalense atendimentos gratuitos com exames preventivos, procedimentos clínicos e palestras sobre as prevenções do câncer, doenças cardiovasculares, DSTs e outras.

As atividades foram desenvolvidas na rua Ernesto Hachmann, em frente à Unidade Central de Saúde de Capinzal, onde foram prestados os serviços de triagem e agendamento das consultas. Esse projeto teve a parceria de entidades do Município, as quais ajudaram no sentido de promover saúde pública, levando em conta que prevenção é a solução.

Mesmo com a chuva que caiu nas primeiras horas da manhã, a comunidade atendeu o chamado e participou da programação que durante todo o dia desenvolveu atividades de promoção a saúde.

Durante a solenidade de recepção a equipe de Barretos, autoridades políticas municipais e estaduais falaram da importância desta ação preventiva que teve a iniciativa do secretário de saúde de Capinzal Kelvis Borges que articulou a vinda da carreta para o estado de Santa Catarina onde um roteiro foi cumprido. Representantes de entidades civis organizadas e demais lideranças da sociedade também estiveram participando do ato.

Programação de palestras do dia ‘P'

– 09h20min: Doenças Cardiovasculares; ‘Teatrinho', Enfermeira Luciana – ESF do loteamento João Evangelista Parizzotto;

– 09h50min: Câncer de Próstata – Enfermeira Rosane – Unidade Central;

– 10h10min: Câncer de Colo de Útero – Dr. Paulo Nascimento -ginecologista e obstetra;

– 10h40min: Cuidados na Alimentação – Dra. Maria Joana – endocrinologia pediátrica;

– 11h10min: Câncer de Pele – com a biomédica Camila Mazzieiro;

– 13h00min: Câncer de Colo de Útero – enfermeira Gracieli Rosseti- Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal;

– 13h30min: DST – Dra. Tracy – clínica geral/ESF, do bairro São Cristóvão;

– 14h: Tabagismo – Dr. Henrique – clínico geral/ ESF do loteamento São Luis;

– 14h30min: Doenças Cardiovasculares – Dr. Ricardo – clínico geral/ ESF do loteamento Parizzoto;

– 15h: DST – Enfermeira Tailana – ESF do loteamento São Cristóvão;

– 15h30min: Prevenção Câncer de Próstata – Dr. Leonardo Dozza – Clínico Geral/ Unidade Central;

– 16h: Cuidados na alimentação infantil – Dra. Maria Joana – endocrinologia pediátrica;

– 16h30min: Câncer de Colo de Útero – Dr. Paulo Nascimento – ginecologista e obstetra;

– 17h: Palestra para filhas de pacientes com Câncer – Dr. Raphael, do Hospital de Câncer de Barretos/ Apoio Rede Feminina de Combate ao Câncer de Capinzal.

A Prefeitura através da Secretaria da Saúde e Desenvolvimento Social de Capinzal agradece de forma especial ao Lions Clube de Capinzal e Ouro, a Rede Feminina de Combate ao Câncer e a Anjo da Guarda que auxiliaram no evento e a toda a equipe da saúde local.

A carreta ficou apenas um dia em Capinzal, mas, é o suficiente, pois, não veio para fazer exame em toda a população, e sim, para trazer a mensagem que a Rede Feminina vem fazendo no Município, sendo a orientação e a prevenção. São 24 municípios atendimentos em 28 dias de permanência da Carreta em Santa Catarina.

Agora a batalha é trazer uma unidade fixa para a região Oeste do estado de Santa Catarina.