Escola Kleinubing representa Capinzal na Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente

 

Nos dias 22 e 23 de outubro, aconteceu, em Florianópolis, a Etapa Estadual da IV Conferência Nacional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente.

O encontro, realizado no auditório do Hotel Morro das Pedras, reuniu mais de 200 alunos de escolas públicas e serviu como etapa eliminatória para o encontro nacional, que ocorre entre os dias 23 e 28 de novembro, em Brasília.

Os três estudantes da SDR de Joaçaba que participaram do evento, acompanhados da coordenadora MarizetteAndresZancanelli, foram eleitos durante a 4ª Conferência Regional Infanto-juvenil pelo Meio Ambiente, realizada no mês de setembro, em Joaçaba, por meio da Gerência de Educação (GERED). Naquela oportunidade, dos 23 trabalhos inscritos, três foram selecionados para o evento estadual: "Bosque ecológico e sede para a COM-VIDAS", da EBB Joaquim D'Agostini, de Lacerdópolis – delegado Erick Gustavo Trein; "Água que vem de graça do céu: utilize e reduza sua conta", da E.M. Vilson Pedro Kleinubing, de Capinzal – delegad Bruna Danieli Moreno; e "Sustentabilidade: compromisso", da EEB São Cristóvão de Capinzal – delegado Alexandre de Meira.

Os trabalhos selecionados na Regional de Joaçaba foram apresentados durante a etapa estadual, assim como os demais projetos eleitos nas conferências regionais. Os alunos (delegados) escolheram quatro projetos de interesse social, nas temáticas terra, água, fogo e ar, para representarem o estado no evento nacional.

Com o tema "Vamos cuidar do Brasil com escolas sustentáveis", a conferência, em todas as suas etapas, visa o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades. "A conferência tem sido um processo educativo e alcançado os objetivos definidos pelo Ministério da Educação. Em 2013, os trabalhos demonstraram uma atenção maior com o destino dos resíduos sólidos e preservação da água", afirmou a coordenadora da Conferência Nacional do MEC, Daisy Cordeiro, que disse estar surpresa com as iniciativas apresentadas pelos alunos catarinenses.