Secretaria da Educação de Capinzal promoveu palestra com a psicóloga Úrsula Marianne Simons

 

Os pais desejam o melhor para os seus filhos. Mas o que é o melhor para eles?

A criança nasce sem ter ainda uma organização interna. Esta se fará através das experiências que ela tiver em sua primeira infância.

Para muitos pais não está claro a grande importância da educação nesta fase. Acreditam que a criança ainda é pequena, não pode aprender as coisas e que começarão a educar quando ela for maior. Terrível engano. Educa-se a criança, não o adolescente.

Se permitirmos excessivas experiências de prazer, sem exigência de comprometimento, a criança continuará procurando este prazer pela vida afora, o que lhe trará grandes dificuldades.

A criança que convive com o "não" equilibrado, desenvolve autonomia, fortalecendo assim a capacidade de socialização, de aprendizagem, de força de vontade.

Se a família não construir a disciplina, não conseguirá delegá-la à escola. E se a família e a escola não conseguiram construí-la, a vida terá que se encarregar de fazê-lo. Caso isto não ocorra, a última instância será a justiça. Vemos que a raiz de todas as facilidades ou dificuldades está na primeira infância.

Infelizmente o filme de nossas vidas não pode ser rodado para trás, por isso a importância de informar os pais, que tendo tanta boa vontade, possam educar seus filhos já na primeira infância.

Entendendo tal necessidade, o Programa Escola de Pais visa auxiliar na tomada de decisões e ações corretas na educação das crianças. O programa ocorre na rede municipal de ensino desde o ano de 2009, com encontros bimestrais nas Escolas e Centros de Educação Infantis. No dia 23 de agosto a Equipe Interdisciplinar Escolar da Secretaria da Educação, que coordena o programa, e a Escola Municipal Bernardo Moro Sobrinho, trouxeram para palestrar a psicóloga Úrsula Marianne Simons.

Com 25 anos de experiência clínica na área da aprendizagem, a palestrante abordou o tema "Pais e filhos na escola – definindo condutas e papéis", segundo ela "Se os pais desejam que seus filhos sejam adultos bem sucedidos, a inscrição precisa ser feita na primeira infância. Tudo o que fizermos nesta fase inicial, trará resultados mais tarde."

O encontro contou com a participação do grupo de danças da escola, e com ampla participação dos pais, educadores e da comunidade em geral.

A Equipe Interdisciplinar Escolar e Equipe da Escola Bernardo Moro Sobrinho agradecem a todos que de alguma forma colaboraram para o sucesso do evento.