Conferência Municipal de Cultura de Capinzal
Dia 08 de Agosto no Auditório da Escola Municipal Viver e Conhecer por Convite do Excelentíssimo Sr. Prefeito Municipal de Capinzal e Secretaria de Educação Cultura e Esportes acontecerá a Plenária do Plano Municipal de Cultura. Uma minuta será apresentada para discussões.
A participação ativa de nossa sociedade irá refletir nas ações e nos encaminhamentos das diretrizes básicas e na elucidação de uma proposta real e transparente das políticas públicas.
Este Plano representa o início de um ciclo, com um Plano Estratégico de Gestão Cultural para a cidade de Capinzal, onde estas políticas públicas de cultura, construídas democraticamente com a sociedade passem a ser consolidadas pelo Legislativo Municipal como Políticas de Estado.
É o principal legado que a atual gestão e o Conselho Municipal de Política Cultural deixam à cidade de Capinzal, definindo conceitos e princípios de política cultural, apresentando um amplo diagnóstico e apontando os desafios a serem superados, pensando e estruturando o desenvolvimento cultural da cidade no horizonte dos próximos anos.
Propondo uma política de transversalidade onde a cultura atue integrada às outras áreas da gestão e interagindo com a dinâmica da cidade e dos cidadãos. Com este Plano Capinzal segue seguro no caminho de outras cidades do mundo que já têm uma tradição de planejar estrategicamente a gestão da cultura. As experiências destas cidades foram referenciais importantes na formulação deste documento.
O significado deste Plano Municipal transcende a cidade de Capinzal e representa, também, uma importante contribuição à construção do Sistema Nacional de Cultura, estimulando outras cidades a seguirem o seu exemplo.
Este grande desafio foi vencido pelo total envolvimento dos integrantes de nossa equipe e de outros órgãos governamentais e, principalmente, dos representantes da sociedade civil, em todas as etapas de sua construção.
Nos sentimos muito orgulhosos por este processo e pelo excelente produto resultante desta ousadia democrática. Na ocasião, serão indicados Delegados 50% oriundos do poder público e 50% oriundos da sociedade civil nos diversos setores que compõe o quadro cultural. – "Se Cultura lhe diz respeito, sua opinião nos interessa."