O CISAM Meio Oeste passa a contar com uma unidade móvel

 

O CISAM Meio Oeste recebeu na manhã de hoje 12/07/2013, um veículo utilitário tipo furgão, Modelo Ducato, adaptado e equipado para funcionar como laboratório móvel, para a realização de análises de amostras de água, podendo ser destinada às ações de controle, vigilância e monitoramento do tratamento e da qualidade da água produzida por Sistemas e Soluções Alternativos de Abastecimento de Água.

Segundo os técnicos responsáveis pelo recebimento da Unidade Móvel para o Controle e Qualidade da Água esta irá proporcionar o apoio junto aos municípios que integram o Consócio CISAM para cumprir as diretrizes estabelecidas pela Portaria da Funasa, nº 2914 d e 2011, no que se refere ao controle e qualidade da água para o consumo humano.

A unidade móvel tem capacidade para realizar análises microbiológicas, análises físico-químicas de substâncias químicas que representam riscos àsaúde, bem como aquelas análises que determinam o padrão de aceitabilidade em água para o consumo humano.

Para o diretor administrativo do CISAM,Sidnei Penzo, com o recebimento desta unidade, o consórcio terá condições de dar apoio aos municípios  consociados, no que se refere à qualidade da água para consumo humano, quando solicitada.

A Unidade Móvel de Controle da Qualidade da Água foi configurada conforme Termo de Referência da FUNASA, bem como os EQUIPAMENTOS que serão utilizados para controle de qualidade da água nos 14 municípios que integram o consórcio.

Os recursos financeiros foram provenientes do Governo Federal através da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA, liberados através TC PAC 0327/2010,na ordem de aproximadamente R$ 297.990,00 O convenio foi celebrado com o município de Capinzal/SC, sede do consócio,o qual fará oportunamente o repasse desta unidade ao consórcio.

A Unidade Móvel para o Controle de Qualidade da Água (UMCQA) servirá como laboratório móvel para exames físico-químicos e bacteriológicos, prestando assim um serviço de apoio técnico aos municípios e garantindo a qualidade da água a população.

A Unidade Móvel de Controle de Qualidade da Água atenderá as solicitações dos municípios, através do CISAM , assim como poderá apoiar as ações de controle da qualidade de água para consumo humano proveniente de sistema ou solução alternativa de abastecimento de água para consumo humano, e em situações de emergência, que demandam uma intervenção imediata, como em surtos ou epidemias relacionados com doenças de origem e transmissão hídrica e em desastres, como, por exemplo, enchentes e estiagens.