Administração de Capinzal trabalha para melhorar atendimento a saúde
A consultora de saúde, Tanara Cidade de Souza, está em Capinzal, prestando um trabalho de consultoria a Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social do município, com o objetivo de elaborar junto com a equipe de trabalho, uma proposta de mudanças nas ações, no sentido de melhorar o atendimento a população.
Em um primeiro momento foi feito um levantamento para saber como estava o atendimento na área da saúde, com base nos dados disponíveis no sistema do Ministério da Saúde, até dezembro de 2012. Embasado neste diagnostico, foi preparado um planejamento e agora estão sendo desenvolvidas as primeiras ações que são as propostas de mudanças, visando melhorias e benefícios aos usuários da rede pública de saúde.
Neste diagnostico foram elencadas as metas que o Ministério da Saúde preconiza aos municípios com relação ao atendimento de qualidade, atendimento humanizado com mais rapidez e menos espera, cuidado especial para mulheres, crianças e pessoas com deficiência, qualificação da gestão, otimizando recursos e combatendo desperdícios.
Uma das questões diagnosticadas no levantamento feito é com relação aos encaminhamentos para exames de média e alta complexidade. O número de vagas disponibilizado pelo Governo do Estado ao município através do programa de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), não corresponde à realidade, uma vez que na teoria existe uma determinada cota ao município e na prática isso não funciona, o número de pacientes encaminhados é bem menor do que prevê a referida cota. Esta deficiência gera muitos transtornos porque ao funcionário encarregado pelos encaminhamentos são atribuídas às reclamações, por causa da demora nos agendamentos e este também é refém do sistema que não funciona como deveria.
Neste sentido o Prefeito de Capinzal, Andevir Isganzella e a Secretária de Saúde e Desenvolvimento Social, Jane Terezinha Serena, estão constantemente cobrando na esfera estadual, uma providência e maior agilidade no processo de agendamentos, para que os pacientes não fiquem tanto tempo em uma fila de espera aguardando para serem atendidos. Uma opção sugerida pela municipalidade é que o recurso para estes serviços que são gerenciados pelo Governo do Estado, fiquem para o município no Fundo Municipal da Saúde, oportunizando que o executivo possa assumir esta responsabilidade e melhorar estes serviços.
Outra questão que deve ser esclarecida a população é relacionada ao atendimento na rede pública de saúde e na rede privada. O paciente que optar por um atendimento particular, não pode migrar para a rede pública na sequência do tratamento. É importante informar que a porta de entrada para qualquer serviço público de saúde é a Estratégia da Saúde da Família (ESF). Hoje a cobertura deste serviço em nosso município é de apenas 42%, existe um projeto de ampliação para 100%.
Nos próximos dias será anunciado um pacote de ações e projetos da Administração Municipal, relacionados à área de saúde.