Realizada Caminhada do Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Infantil

 

Aconteceu na manhã desta quinta-feira, dia 22 de maio, uma Caminhada de protesto ao abuso e a exploração sexual infantil.

O dia 18 de maio foi o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. A data foi instituída pela Lei Federal 9.970/00 com base no "Crime Araceli", ocorrido em 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). Na ocasião, a menina Araceli, de 8 anos, foi raptada, drogada, violentada, morta e carbonizada por jovens de classe média da cidade, que nunca foram punidos. Desde 2000, as ações que marcam este dia visam mobilizar os diferentes setores da sociedade, governos e mídia sobre a urgência da proteção dos direitos de meninas e de meninos.

Em Capinzal, a caminhada e pedágio alusivos ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes que seria realizada na segunda-feira, (20), foi adiada em virtude do mau tempo e realizado nesta quinta-feira, (23).

A atividade foi organizada pelo CRAS, CREAS, Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Secretaria de Educação, Conselho Municipal de Assistência Social e Diretoria de Desenvolvimento Social. Cabe ressaltar a parceria com o comércio local para a divulgação do vídeo nacional alusivo à Campanha.

A caminhada contou com a presença de crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais, integrantes dos Programas Sociais do município e esteve aberta a população em geral. O pedágio aconteceu no Calçadão durante a manhã e tarde, com a distribuição de adesivos e material informativo.

Para denunciar violações de direitos contra crianças e adolescentes disque 100.

Em Capinzal o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), atende na rua Emília Barison, nº 126-fundos. Loteamento Santa Terezinha- Fone 3555 4939.

O Conselho Tutelar está localizado na rua Dona Linda Santos, nº 278, Centro-Fone 3555 4899 ou 8812 3525.