Capinzal e Ouro trabalham de forma consorciada para adesão ao Projeto Bem-Te-Vi

"Projeto visa melhorar as possibilidades de uso das câmeras de segurança já instaladas e ampliar o número de cidades monitoradas".

A Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) concluiu nesta semana, a planilha com a relação das 100 cidades que receberão o sistema de videomonitoramento urbano em Santa Catarina.

Capinzal e Ouro estão entre os 100 municípios contemplados e trabalham para que, de forma consorciada, o sistema seja ampliado em Capinzal e iniciado em Ouro.

Neste sentido, houve uma reunião na tarde desta quinta-feira, (16), no gabinete do Prefeito de Ouro, para tratar sobre o projeto Bem-Te-Vi, que visa melhorar as possibilidades de uso das câmeras já instaladas e ampliar o número de cidades monitoradas.

Participaram do encontro os prefeitos de Capinzal e Ouro, Andevir Isganzella e Vitor Faccin, a subcomandante do 26º Batalhão de Polícia Militar,  Major Lucimar Savaris, o comandante da 2ª Companhia do 26º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Cleverson Garcez e o Soldado Everton Correa de Lima.

Vitor Faccin destacou no encontro, que os municípios vizinhos já trabalham de forma consorciada a exemplo do convênio com o Hospital Nossa Senhora das Dores e Simae e afirmou que a mesma polícia monitora os dois municípios.

Andevir Isganzella revelou que o sistema de monitoramento já apresentou resultados positivos no município e que está foi uma luta sua enquanto vereador e também do ex-vereador Moises Lopes. Andevir afirmou ainda, que como o sistema já está funcionando em Capinzal, a contrapartida das prefeituras, que gira em torno de R$ 108 mil para 10 câmeras, deverá baratear.

O tenente Garcez agradeceu a receptividade e ressaltou a preocupação que os prefeitos têm com a segurança pública. Garcez também avaliou positivamente os efeitos das cinco câmeras que já funcionam em Capinzal, afirmando que as ações delituosas nestes locais diminuíram consideravelmente.

A intenção é de instalar mais sete câmeras em Capinzal que e outras três no município de Ouro. Os municípios têm até o próximo dia 30 de maio para aderir ao convênio com o estado e o governo terá mais 90 dias para encaminhar as licitações.

Um projeto deverá ser encaminhado para o Poder Legislativo dos dois municípios para apreciação dos vereadores.