Escola Municipal Ernesto Hachmann ensina matemática de forma diferente
Todo professor de Matemática já se deparou com alunos questionando sobre a importância da Matemática e sua utilidade. De acordo com Ávila (2007) "o pensamento matemático vai muito além do raciocínio dedutivo […] a Matemática depende da intuição e da imaginação, às vezes até mais que da dedução". O autor afirma também que é através da intuição que ocorreram as grandes criações do homem, nas artes, na filosofia e nas ciências.
Com o intuito de mostrar a Matemática na prática, os alunos do 8º ano da Escola Municipal Ernesto Hachmann, com o acompanhamento da professora Carmem Maletzke Markus e apoio da equipe gestora, montaram um pequeno mercado na sala de aula com produtos alimentícios e de limpeza, disponíveis na escola. Puderam também usar de sua imaginação para criar o nome do mercado. Na oportunidade, todos os alunos puderam ser caixa e clientes desse mercado. O consumo consciente também foi um dos aspectos abordados.
Nesse sentido, os alunos puderam perceber a importância da Matemática, seja na compra ou venda de produtos, seja no pagamento de faturas ou em aplicações financeiras. Com esses momentos oferecidos, percebe-se a proximidade entre a teoria estudada e a prática, tornando assim o processo de ensino-aprendizagem significativo.