Atividades realizadas no CECON e CCC

 

O Centro de Convivência CECON de Capinzal e o Centro de Convivência Comunitária – CCC- de Vila União – Serviço Socioeducativo e de Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes- tem como finalidade sua formação para a participação e cidadania, desenvolvimento da autonomia de crianças e adolescentes a partir de interesses, demandas e potencialidades dessas faixas etárias. Estabelece ainda que  as intervenções devam ser pautadas em experiências lúdicas, culturais e esportiva, como  forma de expressão,interação, aprendizagem, sociabilidade e afetividade.

Assim sendo, tanto no CECON de Capinzal, quanto no CCC de Vila União, as atividades vêm sendo desenvolvidas através das oficinas de Arte, Culinária, Informática, Artes Cênicas, música, Dança, Atividades esportivas, Capoeira, Patina e Karate, sendo divididas em grupos conforme a faixa etária dos educandos que, atualmente, são em número de 150 no CECON de Capinzal e 40 no CCC de Vila União.

 

A coordenação do CECON/ Capinzal  está sob a responsabilidade de    Ir. Nilce Masson que conta com a ajuda de Vera Alice Santos Gonçalves na orientação de monitores e assistência disciplinar; A coordenação do CCC de Vila União está sob a responsabilidade de Sandra Tozatti, gestores comprometidos que contam com o apoio da Diretora de desenvolvimento social Elena Casagrande Reck e da nova administração municipal, para qualificar sempre mais o serviço Socioeducativo do Município.

Há que se entender esses espaços socioeducativos na contemporaneidade como lugar de criação cultural e não apenas de divulgação de saberes. Isso requer autodeterminação pessoal e comunitária, bem como, profissionais que estreitem mais os laços entre família e Serviço Socioeducativo-SSE.

Dessa forma, é um desafio ético imprescindível conseguir promover uma educação para além dos muros da escola e dos espaços educativos formais, entendendo nossa função social como forma de fortalecer e ampliar a percepção de mundo dessas crianças e jovens, repensando-o, se possível transformando-o e tornando-o mais humanizado, estando eles inclusos e com seus direitos garantidos independente de suas condições sócio-econômicas e da estrutura familiar a qual pertencem.

 

Registramos e divulgamos algumas das atividades proporcionadas nesses espaços nos meses de março e abril deste ano como: entrega de uniformes, comemoração da Páscoa e dos aniversariantes do mês e momentos de lazer. Aconteceu também em abril o II Encontro de Formação da equipe de trabalho, o qual consta no calendário para acontecer mensalmente, com momentos de estudo, reflexão e avaliação dos trabalhos realizados.