Seminário “Projeto Horta da Família” sobre produção de hortaliças e bioativas

No dia 23 de abril de 2013, a Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, EPAGRI em parceria com AMMAC (Associação Municipal de Mulheres Agricultoras de Capinzal) e Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Capinzal realizou um seminário sobre a produção de hortaliças e bioativas (plantas medicinais). O evento realizado no período matutino aconteceu no Centro Educacional Prefeito Celso Farina e foi coordenado pelo Senhor Gilmar Luiz Espanhol, engenheiro agrônomo da EPAGRI de Campos Novos.

Na parte da tarde foi realizada uma visita de conhecimento na propriedade do Senhor Claudemir Peri, localizada na comunidade de Barro Preto, e como pratica feito o processo de compostagem utilizando produtos naturais sem adição de qualquer espécie de produtos químicos, formando um adubo orgânico usado na produção da horta. Também foi possível fazer uma receita natural como prevenção de doenças nas plantas a calda bordaleza.

As atividades têm a finalidade de promover à capacitação da família rural na construção de hortas voltadas a produção orgânica para consumo familiar, onde estão sendo beneficiadas 35 famílias agricultoras inscritas no projeto horta da família.