População aproveita o dia D de vacinação contra a gripe para se imunizar

 

A Secretaria de Saúde e Desenvolvimento Social de Capinzal está realizando desde a última segunda-feira, (15), a campanha de vacinação contra a gripe. A mobilização, que chega a 15ª edição, acontece em nível nacional e se estende até o dia 26 de abril. O dia "D" da campanha foi realizado no último sábado, 20 de abril, quando os ESFs atenderam das 8h às 17h.

Em Capinzal, a meta é vacinar 4.548 pessoas, o que corresponde a 80% da população-alvo definida pelo Ministério da Saúde.

A vacina protege pelo período de um ano, contra três vírus: Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B. Elas são constituídas de vírus inativados, ou seja, mortos, e que não causam a doença. Vale lembrar que, de acordo com dados do Grupo de Vigilância Epidemiológica, ligado ao Governo do Estado, estudos apontam que a vacina reduz em até 70% casos de gripe que evoluem para pneumonia e ainda casos cujas complicações necessitam de ainternação hospitalar.

O público-alvo da campanha são pessoas com mais de 60 anos, crianças de seis meses a dois anos de idade, gestantes, trabalhadores da saúde. Além destes grupos, a vacinação também será dirigida aos grupos indígenas e à população carcerária.

Crianças que tomaram uma ou duas doses da vacina em 2012 receberão uma única dose. As que serão imunizadas pela primeira vez terão de tomar duas doses, sendo a segunda aplicada 30 dias após a primeira.

A vacina estará disponível para todas as mulheres grávidas, e não há necessidade de comprovação da situação gestacional. Basta que a própria mulher afirme o seu estado de gravidez. O mesmo vale para mães que tiveram seus bebês num período de até 45 dias.

A procura pela vacina até aqui não foi expressiva e o prazo encerra na próxima sexta-feira.