Capinzal realizou mobilização para marcar o Dia Mundial de Combate à Violência contra o Idoso

Atividade também destacou o Dia de Luta Contra o Trabalho Infantil

As entidades ligadas ao desenvolvimento social e aos direitos humanos de Capinzal realizaram nesta sexta-feira, dia 15, uma grande mobilização para marcar o Dia Mundial de Combate à Violência Contra o Idoso e o Dia de Luta Contra o Trabalho Infantil.

A atividade foi realizada no Calçadão, na área central, com a participação de representantes do: CRAS, CREAS, Conselho Municipal de Assistência Social(CMAS), Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente(CMDCA), Conselho Municipal dos Direitos dos Idosos, Conselho Tutelar, além de educandos do Centro de Convivência Comunitária (CCC) da Vila União e do Programa CECON/AABB Comunidade.

Durante todo o dia ocorreu a distribuição de material orientativo, especialmente de flyers e adesivos, destacando os direitos da pessoa idosa, os tipos de violências praticadas contra os idosos e indicando onde e como denunciar esse tipo de violência. Nesse sentido, a Diretoria de Desenvolvimento Social de Capinzal está implantando o Programa Rompendo o Silêncio para auxiliar as vítimas de violência.

Também foi disponibilizada à população uma cartilha intitulada "Vamos Acabar com o Trabalho Infantil – Em Defesa dos Direitos Humanos e da Justiça Social". O material traz um esclarecimento amplo sobre o que se entende por trabalho infantil, as razões pelas quais as crianças não devem trabalhar, a legislação brasileira que trata do assunto e o que é o trabalho como aprendiz. A cartilha ainda apresenta os órgãos responsáveis pela fiscalização do trabalho infantil e os respectivos telefones para contato.

A Administração Municipal de Capinzal, por meio da Diretoria de Desenvolvimento Social, mantem um acompanhamento constante aos grupos de idosos e, através de campanhas educativas, estimula a harmonia familiar e orienta as vítimas de violência a denunciar as violações.

Em relação às crianças e aos adolescentes, a Diretoria mantem dois importantes programas assistenciais – o CCC e o CECON/AABB Comunidade – e por meio destes oferece oficinas socioeducativas que as mantem longe do trabalho infantil. O Município também aplica o Programa de Erradicação do Trabalho Infantil(PETI) em parceria com o Governo Federal.

A mobilização realizada no calçadão contou com uma excelente participação da comunidade.