Alunos da Escola Ivo Silveira recebem orientações sobre o Projeto Vereador Mirim

Está em processo de implantação nas escolas da rede pública de ensino de Capinzal o Projeto Vereador Mirim. A iniciativa é do Poder Legislativo com o apoio da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes.As palestras de orientação aos estudantes iniciaram no dia 24 de fevereiro e se estendem até o dia 30 deste mês. A Escola Municipal Ivo Silveira, do Distrito de Alto Alegre, foi a primeira a receber a palestra.Na sexta-feira, dia 24, o vereador Andevir Isganzella, presidente do Legislativo, proferiu palestra aos estudantes e, por meio de um audiovisual repassou as noções básicas do Projeto. Também esclareceu as dúvidas relativas ao cronograma de atividades que será seguido a partir de agora. A explanação foi prestigiada pela direção, professores e estudantes.  O Projeto Vereador Mirim é uma iniciativa que contribuirá para a formação de cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, capazes de compreender, inovar e transformar politicamente a realidade, através da escola. O público alvo são os estudantes do quarto ano do ensino fundamental com no máximo 15 anos de idade.O Legislativo busca com esse projeto socializar as suas atividades e o seu campo de atuação, além de permitir a criação de um canal direto entre a escola e os legisladores.Durante este mês de março, as escolas participantes farão o processo eleitoral interno. Os escolhidos passarão por um treinamento e estarão aptos a participar da primeira sessão do legislativo mirim no dia 24 de abril deste ano.A Secretaria da Educação, Cultura e Esportes apóia a implantação deste projeto. Ele se afina com um trabalho semelhante iniciado ainda em 2009 e que recebe a denominação de Programa Ser Cidadão – Penso e Faço Coletivamente. Outras escolas da rede municipal estão recebendo nesta semana as palestras do Projeto Vereador Mirim.