Capinzal formou a 12ª turma do PROERD

Foi realizada na noite de terça-feira, dia 06, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, a formatura da 12ª turma do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (PROEERD) de Capinzal. Mais de 450 estudantes do quinto ano do ensino fundamental receberam o diploma oferecido pela Administração Municipal de Capinzal e pela Polícia Militar do Estado de Santa Catarina.

A solenidade contou com a presença do Secretário da Educação, Cultura e Esportes, Marcio Silva, que representou o prefeito em exercício, Sérgio Helt, o Aspirante a Oficial Alessandro Rodrigues, coordenador regional do PROERD, e de outras autoridades civis e militares.

Neste segundo semestre, o PROERD foi desenvolvido no Centro Educacional Inovação(CEI) e nas escolas: Belisário Pena, Mater Dolorum, São Cristóvão, Viver e Conhecer, Ivo Silveira(Alto Alegre), Ernesto Hachmann(Barro Preto), Dr. Vilson Pedro Kleinubing(Loteamento Parizotto), Carlos Jaime da Rocha(Lindenberg) e Bernardo Moro Sobrinho(Vila Sete de Julho).

A formatura foi marcada pela participação expressiva dos formandos, professores e familiares e pelas dinâmicas coordenadas pelos instrutores do Programa. As escolas Viver e Conhecer, Belisário Pena e São Cristóvão brindaram os convidados com apresentações culturais.

O juramento dos formandos foi conduzido pelos estudantes Tauane Teodoro da Silva (Lindenberg) e Lucas Guimarães(Alto Alegre). A aluna Isadora Cousseau (Escola São Cristóvão) participou do concurso de redação do PROERD e, através de sorteio, foi o contemplado com uma bicicleta. O premio foi oferecido pelas empresas Cia Sistemas e Fernanda Móveis.

O Secretário Marcio Silva parabenizou os instrutores do PROERD – Soldados Camargo e Jerry – formandos, professores, diretores e os pais pelo estímulo aos participantes. “O poder público está preocupado com asa disseminação das drogas e é através da instrução dos nossos estudantes que vamos enfrentar esse problema” reforçou o Secretário.

O PROERD foi desenvolvido pelo 12º ano consecutivo em Capinzal, a partir da parceria entre a Policia Militar e da Administração Municipal. Nesse período mais de 3.500 estudantes de quartas séries (ou quinto ano do ensino fundamental) foram atendidos.

O Programa orienta os estudantes quanto os malefícios do álcool, do tabaco e outras drogas lícitas e ilícitas e ensina noções de cidadania, respeito pelos colegas, professores e familiares, além de trabalhar a auto-estima dos participantes. Cada turma teve em média 10 horas/aulas.

A Secretaria da Educação, Cultura e Esportes já formalizou o pedido ao Batalhão da Policia Militar de Herval D’Oeste para que o Município tenha o PROERD novamente em 2012.