Programa de Melhoria Sanitária Domiciliar em andamento no Distrito de Alto Alegre
Cento e sessenta famílias de baixa renda do interior de Capinzal serão em breve beneficiadas com o Programa de Melhoria Sanitária Domiciliar (PMSD). As obras foram iniciadas na primeira quinzena de novembro, pelo Distrito de Alto Alegre, e seguem em ritmo acelerado. Também serão atendidas as localidades de Lindenberg e Vidal Ramos.
No Distrito de Alto Alegre serão beneficiadas diretamente 53 famílias. O projeto prevê a construção de módulos sanitários com vaso, banheiro, lavatório, reservatório elevado, tanque séptico e sumidouro. A Construtora Cidade alta, vencedora do processo licitatório, já iniciou a obra. Assim que concluído no Distrito, as frentes de trabalho serão deslocadas para Lindenberg. Lá, mais 65 famílias receberão tanque séptico, filtro anaeróbico e sumidouro. Em seguida, o projeto será estendido para a localidade de Vidal Ramos onde mais 42 famílias receberão o benefício.
A Diretoria de Habitação da Secretaria de Infraestrutura estima que o PMDS atenderá direta e indiretamente 1.230 pessoas, praticamente 40% de toda a população do interior. O investimento total – com recursos da FUNASA – é de R$ 481.125,36.
A implantação do sistema de esgoto domiciliar está em consonância com o Programa de Educação em Saúde e Mobilização Social e irá proporcionar a população destas comunidades, além da melhoria de infraestrutura necessária, conhecimento sobre o sistema de tratamento, sua importância para a melhoria na qualidade de vida, promoção de saúde e prevenção de agravos evitáveis por essa ação de saneamento.
A Administração Municipal de Capinzal está elaborando novos projetos com o objetivo de captar recursos junto ao Governo Federal para expandir o PMSD para as demais localidades.