Capinzal promoveu encontro com clubes de mães e associações de mulheres
A Administração Municipal de Capinzal, por meio da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente, mantem uma parceria com a Associação de Mulheres Agricultoras (AMMAC) e com o Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA) para de incentivar a leitura no meio rural.
No inicio deste ano, percebendo que os três acervos – cerca de 600 livros do Programa Arca das Letras disponibilizados ao Município – estavam sendo subutilizados e aproveitando que a AMMAC possui organização das mulheres em todas as comunidades, o Secretário Francisco Dirceu de Araújo propôs um desafio às agricultoras para motivá-las à leitura e à produção artística: criar uma apresentação inspirada nos temas lidos, em forma de teatro, músicas ou vídeos, contemplando também o resgate da histórico das comunidades.
No último sábado, dia 26, foi realizado no Centro Social São Francisco, um grande encontro envolvendo as associações de mulheres do campo e da cidade, onde 250 mulheres assistiram as apresentações de sete comunidades: Alto Alegre, Lindenberg, Capitel Santo Antonio, Linha Gramado, Linha Lauro Muller, Alto São Roque e Rio Pardo. As apresentações foram consideradas um show, onde em forma de humor os grupos de mulheres representaram a história e os costumes antigos e atuais das comunidades com muita criatividade.
O encontro foi promovido pela Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente com o apoio da AMMAC, Epagri, Secretaria da Educação e Cultura, CRAS e Sindicato dos Trabalhadores Rurais.
O Delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário(MDA), em Santa Catarina, Jurandi Gugel participou do evento e parabenizou o poder público e todas as entidades pelo sucesso da parceria. Na oportunidade, firmou um acordo com a Administração e a AMMAC para disponibilizar mais 20 acervos para que cada comunidade tenha a sua Arca das Letras.
O MDA disponibilizará os 20 acervos e 10 stands padronizados e a prefeitura as outras 10. “Essa foi uma conquista nossa e principalmente, das mulheres agricultoras que estão fazendo um excelente trabalho com o Arca das Letras e a presença do Jurandi aqui, nos doando mais 4000 obras é o reconhecimento do Ministério às nossas ações, às entidades e, principalmente, à essas mulheres”, comemorou Chico Araújo.
O Secretário aproveitou o Encontro para apresentar as ações do Projeto Capinzal Pela Vida que no nas comunidades rurais é desenvolvido em parceria com a AMMAC. Nos últimos dois anos foram dezenas de ações realizadas de forma coletiva em prol do meio ambiente.