Encontro aprofundou a discussão do Plano Municipal da Educação em Capinzal

A Secretaria da Educação, Cultura e Esportes de Capinzal está elaborando, desde o primeiro semestre deste ano, o Plano Municipal da Educação. Um Fórum e vários encontros setoriais já foram realizados com os profissionais que atuam no magistério, representantes de entidades e da comunidade a fim de identificar as metas e as estratégias que nortearão a política educacional do Município nos próximos dez anos.

O assunto voltou a ser debatido na tarde desta quinta-feira, dia 18, no auditório da Escola Viver e Conhecer, durante encontro com os professores lotados na rede municipal. De acordo com o Secretário da Educação, Márcio Silva esta foi mais uma maneira encontrada pelo poder público para democratizar a discussão de temas importantes.

Neste seminário dois pontos mereceram atenção especial: a valorização do magistério e a gestão e o financiamento da educação. Os participantes tiveram a oportunidade de discorrer sobre os dois eixos e deixar as suas sugestões.

A plenária foi mediada pelo Secretário Márcio Silva, pela Diretora de Ensino, Rosangela Scheuerman e pelos professores Marcelo Schwaizer e Cássia Wilbert Souzo. Os dois últimos coordenam os grupos temáticos dos eixos 04 e 05 do Plano.

As discussões em torno da elaboração do Plano Municipal da Educação estão sendo aprofundadas e no mês de outubro um novo Fórum será realizado para solicializar as propostas já elencadas. Além dos eixos já mencionados, o estudo está sendo balizado em torno de outros três eixos temáticos: universalização da educação básica; qualidade de ensino e formação humanística, científica e tecnológica.

Assim que o novo Plano Municipal da Educação for concluído, ele será encaminhado ao Legislativo para ser aprovado e convertido em lei.