Presidente da ACIRP ministra palestra para alunos do Programa Projovem Trabalhador

O empresário Valêncio José de Souza, presidente da Associação Empresarial do Baixo Vale do Rio do Peixe (ACIRP), proferiu palestra na noite desta segunda-feira, dia 06, aos estudantes do Programa Projovem Trabalhador de Capinzal. O encontro ocorreu no Colégio Drummond e contou com a participação dos estudantes e de convidados especiais.

A capacitação teve como tema central a atuação da Associação Empresarial no contexto atual. O que é? Como funciona? Quais os seus principais objetivos? Qual é o papel do presidente? Área de abrangência? Como está constituída a atual diretoria? Qual a estrutura funcional da Associação? Estes foram os pontos que mereceram mais atenção.

O empresário também respondeu aos questionamentos formulados pelos estudantes. Dentre as dúvidas mais comuns: Como se portar na entrevista do primeiro emprego? Como as empresas avaliam e valorizam o colaborador? Porque nem sempre um curso superior garante uma vaga no mercado de trabalho? Foram estas as questões apresentadas pelos alunos e amplamente debatidas no encontro.

A palestra foi acompanhada pela presidente do Conselho Municipal de Trabalho e Emprego(CMTE), Ínia Wagner e pela representante do SINE, Silvana Salete Bonato. Ambas elogiaram a qualidade da capacitação oferecida pelo empresário Valêncio José de Souza e todo o conteúdo será aproveitado pelos alunos no seu retorno ao mercado de trabalho.

Programa

Atualmente, em Capinzal, o Projovem Trabalhador atende 50 pessoas, na faixa etária dos 18 aos 29 anos, com o curso de administração com ênfase no comércio. Os participantes estão recebendo noções elementares sobre atendimento ao público, vendas, ética, trabalho de equipe, entre outras. As aulas iniciaram no mês de março e a previsão de encerramento é para o mês de setembro.

As aulas estão sendo ministradas por professores do próprio município. Cada educando recebeu: material didático, uniforme, alimentação e um auxílio financeiro de R$ 100,00 mensais até o final do curso. A meta é preparar esses jovens para o mercado de trabalho, oferecendo formação social e profissional.

O Programa Projovem Trabalhador é uma iniciativa do Governo Federal, por meio do Ministério do Trabalho e Emprego, desenvolvido em Santa Catarina graças a parceria com a Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação. A sua efetiva implantação em Capinzal ocorreu a partir do esforço conjunto do Conselho Municipal de Trabalho e Emprego (CMTE), SINE e da Diretoria de Desenvolvimento Social da Secretaria da Saúde.