II Feira do Livro de Capinzal atraiu seis mil visitantes
Um público estimado em seis mil pessoas passou pelo Centro Educacional Prefeito Celso Farina, na última quinta-feira, dia 28, para prestigiar a II Feira Municipal do Livro de Capinzal. O evento literário homenageou o escritor Monteiro Lobato.
A Feira contou com muitas atrações, entre elas: exposição e comercialização de livros; mostra de obras de arte e peças de artesanato; pintura facial, presença de personagens infantis; lançamento e pré-lançamento de obras literárias; a exposição de trabalhos por parte das escolas e entidades; o cantinho infantil proporcionado pelas creches e centros de educação infantil, além de três salas para a contação de histórias.
O evento ocorreu das 08h30min às 16h. Nesse período, o Centro Educacional ficou praticamente lotado em tempo integral. Além da população e dos estudantes de Capinzal, visitaram a feira as escolas de Ouro, Piratuba, Ipira e Zortéa.
O Secretário da Educação, Cultura e Esportes, Márcio Silva avaliou positivamente a realização da Feira e agradeceu a todos profissionais, entidades e estabelecimentos de ensino que contribuíram para a reedição da Feira. “Parabenizamos a todos que se doaram à Feira. É graças ao empenho de todos que estamos construindo uma civilização mais informada e um mundo melhor” resumiu o Secretário.
Diante do sucesso verificado neste ano, a Secretaria da Educação já trabalha no sentido de oferecer novidades para 2012. Entre as possibilidades ganha força a possibilidade de realizá-la em dois dias para atender a demanda de visitantes.
Frase
Durante a II Feira do Livro, a Rádio Capinzal e o Jornal A Semana promoveram a entrega de um televisor tela plana a vencedora do Concurso de Frases. A melhor frase na opinião da organização foi a da estudante Vanderléia de Campos, formanda do curso de magistério da Escola de Educação Básica Mater Dolorum. A frase escolhida foi esta: “A leitura faz parte de mim. Eu respiro palavras, eu devoro poemas. Ler está nos meus poros e na minha essência. É um complemento de todos os meus dias”.
Colaboradores
Colaboraram para o sucesso da II Feira Municipal do Livro: Escolas Bernardo Moro Sobrinho, Vilson Pedro Kleinubing, Viver e Conhecer, Mater Dolorum, Belisário Pena, São Cristóvão, Ivo Silveira, Ernesto Hachmann, CMEIs e creches municipais, Educação de Jovens e Adultos(EJA), Escola Especial Wanda Meyer, Centro Educacional Inovação(CEI), UNOESC, AMMAC, Lions Clube, Centro Espírita Amor e Caridade, Associação de Poetas de Capinzal, Ouro e Zortéa, Seicho No Iê, Igreja Luterana, Livraria e Bazar Evangelizar é Preciso e Ody Comércio de Livros.
Escritores
A Feira Municipal do Livro registrou a presença de escritores com projeção local e regional. Ênfase para: Maria Helena Bazzo (Livro Olhos de Espiar, Boca de Contar); Rudemar Dirceu Dickel (pré-lançamento do livro Haecon Do: Meu Esporte Minha Vida), Danielle da Gama (Livro Entre Linhas), Oraci Souza Duarte (Livro o Conselheiro Ideal). Familiares também expuseram as obras do advogado e historiador Vitor Almeida.
O evento ainda contou com a exposição de obras de arte de: Judith Parizotto, Maria Caralp e Graziele Alves de Azevedo.