Estacionamento rotativo de Capinzal entra em operação em março

O Prefeito Leonir Boaretto assinou na manhã desta quinta-feira, dia 24, a ordem de serviço e o contrato com a empresa responsável pela operação do sistema de estacionamento rotativo controlado pago de veículos. A concessão foi outorgada a Gerestar – Gerenciamento de Estacionamento Rotativo Ltda, de Capinzal, que venceu o processo licitatório lançado em dezembro. A empresa está autorizada a adotar os procedimentos preliminares visando o inicio da operação do sistema zona azul, que abrangerá todas as ruas centrais. A concessionária repassará ao Município, mensalmente, o valor de R$ 815,00, que será aplicado na manutenção e melhoria do sistema viário. De acordo com o procurador da Gerestar, Laércio Bordignon, a operadora iniciará o recrutamento e capacitação dos monitores, num total de dez e a aquisição dos materiais necessários ao início das atividades.

O Prefeito Leonir Boaretto ressaltou que os primeiros passos para a implantação do estacionamento rotativo foram dados ainda durante a gestão do prefeito Nilvo Dorini, primeiro com a municipalização do trânsito e, em seguida, com a contratação de empresa especializada para realizar estudo de viabilidade. Em 2009, no primeiro ano de sua gestão, foi apresentado o resultado final do projeto e, em audiência pública na Câmara de Vereadores, este foi submetido à apreciação dos vereadores e dos representantes de entidades, em especial, do Conselho Municipal de Trânsito.

Após a audiência pública, a Secretaria da Administração, Finanças e Planejamento, com o apoio da Diretoria de Trânsito e Transportes, finalizou o projeto básico e a regulamentação da legislação, quando foram definidas as ruas integrantes do sistema e a quantidade de vagas. Com base no número de vagas, foram fixados os preços a serem praticados.

O estacionamento rotativo de Capinzal terá 728 vagas. Destas, 564 são consideradas úteis e as demais destinadas a motos, carga e descarga, veículos oficiais, farmácias, hotéis, idosos e portadores de necessidades especiais.

O estacionamento controlado entrará em operação no mês de março.

Os valores

Os preços a serem praticados pela concessionária são estabelecidos e controlados pelo poder público. Motocicletas, motonetas, ciclomotores, veículos oficiais e militares estão isentos do pagamento da tarifa. As motos e similares poderão utilizar, apenas, as áreas exclusivamente reservadas a esta categoria de veículos.

Automóveis, veículos de passageiros e caminhonetes com capacidade para até dois mil quilos pagarão R$ 0,50 o cartão de 30 minutos; R$ 0,75 o cartão de uma hora e R$ 1,25 o cartão com validade para duas horas. Os caminhões que estacionarem fora das áreas reservadas à carga e descarga pagarão R$ 1,00 o cartão de 30 minutos; R$ 1,50 o de uma hora e R$ 2,50 o cartão de duas horas. O decreto do poder executivo também regulamenta a ocupação de vaga para depósito ou permanência de contêiner de coleta de entulhos, que custará ao proprietário o equivalente a R$ 5,00 ao dia.