Projeto Escola de Pais atendeu mais de 150 famílias em Capinzal

O Projeto Escola de Pais foi implantado na rede municipal de ensino de Capinzal em 2009 com o objetivo principal de orientar e sensibilizar pais e/ou responsáveis sobre suas responsabilidades na formação dos filhos, para que encontrem soluções alternativas aos problemas que os afligem.

O Projeto começou pela Escola Municipal Carlos Jaime da Rocha com a realização de cinco encontros. Na ocasião foram abordados temas como: limites e responsabilidades da família e da escola; importância da brincadeira no desenvolvimento infantil; direitos e deveres das crianças e dos adolescentes; importância da participação dos pais na vida escolar dos filhos e drogas lícitas e ilícitas.

Neste ano a Escola Pais teve continuidade e ampliou seu campo de atuação para mais duas escolas: Bernardo Moro Sobrinho (Vila Sete de Julho) e Dr. Vilson Pedro Kleinubing (Loteamento Parisotto).

Os temas abordados nos sete encontros na EM Carlos Jaime da Rocha foram: relacionamento interpessoal; importância do exemplo dos pais na educação dos filhos; resiliência; família: pais e filhos; dificuldades de linguagem; cuidados com algumas doenças na infância e valores morais. Na Escola Bernardo Moro Sobrinho ocorreram dois encontros que discorreram sobre regras e limites, e atenção: uma necessidade de base para o desenvolvimento saudável.

Ocorreram também dois encontros na EM Vilson Pedro Kleinubing, que por sua vez, tiveram como temas: dificuldades de linguagem e importância do acompanhamento da vida escolar dos filhos.

Além da participação da Equipe Interdisciplinar Escolar composta pela psicopedagoga Inês Rosetti Baron, e as psicólogas Liliana Urbano de Moraes Zmijevski e Karise Woiciechoski, em alguns encontros outros profissionais foram convidados para participar: a fonoaudióloga Tatiane Closs Prestes, a médica gastropediatra Anelise Camargo, o professor José Mauro Lehmkuhl e o Secretário de Educação, Cultura e Esporte, Márcio Silva.

Estima-se que aproximadamente 150 famílias participaram do Projeto. Para a Equipe Interdisciplinar Escolar o Projeto Escola de Pais vem evoluindo de forma significativa, havendo maior participação dos pais o que indica que o objetivo vem sendo atingido.

É importante ressaltar que a colaboração de profissionais de outras áreas possibilitou acesso a informações especializadas, despertando assim, maior interesse por parte dos pais em compreender e orientar melhor o processo de desenvolvimento dos filhos.