Capinzal sediou assembléia geral do CISAM Meio Oeste

Representantes dos municípios que integram o Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental do Meio Oeste Catarinense (CISAM – MO) reuniram-se na tarde desta terça-feira, dia 07, no auditório da UNOESC, em Capinzal. Dentre os assuntos que polarizaram as discussões destacam-se: a construção do Centro de Referência em Saneamento, a previsão orçamentária para o próximo exercício e a aquisição de uma unidade móvel para atender os municípios consorciados.

O Prefeito Leonir Boaretto, presidente do CISAM – MO, recepcionou os participantes e socializou os esforços envidados pelo poder público para viabilizar e fortalecer o Consórcio.

O engenheiro Sérgio Luiz Riquetti, responsável pela fiscalização da obra do Centro de Referência em Saneamento, fez uma explanação abrangente do trabalho realizado e confirmou que 30% da obra física já foi executada. O Engenheiro Milton Tadashi Shiratori, da divisão de engenharia da FUNASA/SC, informou que a construção está momentamente paralisada para ajustes no projeto e que, a partir das alterações, a autarquia federal repassará a segunda parcela de recursos permitindo a imediata retomada na obra.

Os representantes aprovaram de forma unânime a celebração de um convênio entre a FUNASA e o Município de Capinzal para a aquisição de um laboratório móvel e de kits para análise da qualidade da água. O investimento no laboratório está estimado em R$ 300 mil enquanto que os kits custam individualmente cerca de R$ 30 mil. Os recursos são oriundos da esfera federal com a contrapartida da municipalidade. Também foram aprovados os valores do rateio e a previsão orçamentária para 2011.

O prefeito Leonir Boaretto reiterou que a Administração Municipal de Capinzal está trabalhando com muito afinco para agilizar a construção da sede própria do CISAM. “Já mantivemos diversas audiências com a FUNASA no sentido de liberar os recursos restantes e permitir a conclusão do empreendimento” afirmou Boaretto.

A próxima assembléia está previamente marcada para março de 2011.

Consórcio

O Consórcio Intermunicipal de Saneamento Ambiental do Meio Oeste de Santa Catarina foi constituído há mais três anos e atualmente contempla 14 municípios: Abdon Batista, Alto Bela Vista, Brunópolis, Campos Novos, Capinzal, Fraiburgo, Frei Rogério, Herval D’Oeste, Joaçaba, Luzerna, Monte Carlo, Ouro, Vargem e Zortéa.

A sede própria do CISAM está sendo edificada no Bairro São Cristóvão, em Capinzal. O empreendimento terá 1.354 metros quadrados incluindo o setor administrativo e o laboratório para análise da água. Estima-se que o investimento global, incluindo a obra, os equipamentos e a mobília, atinja a soma de R$ 2.200.000,00.