Secretário de Estado da Agricultura ministrou palestra em Capinzal
O Secretário de Estado da Agricultura e Desenvolvimento Rural, Enorí Barbieri esteve nesta terça-feira, dia 17, em Capinzal, ministrando palestra para os participantes do Programa Empreendedor Rural(PER). A capacitação foi oferecida na UNOESC. Também participaram lideranças locais como o Prefeito Leonir Boaretto, o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Presidente do Sindicato Rural, Ivanir Giongo, o Secretário interino da Agricultura e Meio Ambiente, Renato Markus e outros representantes do agronegócio na microrregião.
Entre os assuntos relevantes, Barbieri destacou as mudanças na Legislação Ambiental do Estado em detrimento a Lei Federal. Segundo o Secretário, a Lei como está desencadearia impactos insustentáveis aos pequenos produtores catarinenses. O projeto de SC prevê algumas mudanças em relação as Áreas de Preservação Permanente (APPs), a Reserva Legal e apresenta propostas como a “Bolsa Ambiental” que beneficiaria produtores que preservam, além da criação do Fundo Estadual do Meio Ambiente, para financiar projetos que diminuam impactos e promovam a preservação.
O Secretário apontou que o estado tem 41% de mata nativa e a agricultura está em apenas 16% do território, mesmo assim “vivemos numa insegurança jurídica entre Lei Estadual e a Lei Federal” comentou.
Ainda em defesa do agronegócio, Barbieri fez uma abordagem ampla sobre a realidade do mercado nos diversos setores produtivos e foi enfático ao afirmar que ainda existem muitas oportunidades para melhorar a renda e a qualidade de vida das famílias do meio rural.
A opinião unânime entre os participantes é que a palestra foi de excelente nível e que o Secretário foi feliz em suas colocações.
PERO Programa Empreendedor Rural(PER) é promovido pelo SENAR em parceria com o Sindicato Rural e a Administração Municipal de Capinzal. Trinta e três pessoas estão freqüentando as aulas desde o mês de abril. Dezesseis dos dezessete módulos já foram concluídos.