Secretaria da Agricultura pretende estimular a produção de erva mate

Um grupo formado por 23 produtores rurais de Capinzal participou no final do mês de junho, na cidade de Machadinho(RS),  de um seminário voltado ao cultivo e a industrialização da erva mate.

Apostando no desenvolvimento do setor, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente estimulou a participação dos agricultores e está estudando a forma legal de auxilia-los na implantação de projeto semelhante em Capinzal.

Além da explicação técnica, os produtores capinzalenses conheceram duas propriedades que aderiram ao sistema cooperativado de produção da erva mate. Lá visualizaram as técnicas de plantio, de manejo, corte e industrialização do produto. Chamou a atenção também os experimentos que estão sendo realizados para identificar as variedades mais produtivas e as que melhor se adaptam ao clima da região.

Na opinião do Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Dirceu de Araújo, a experiência foi válida e, havendo interesse dos produtores, o Município será parceiro na implantação de projeto semelhante. “A demanda cada vez maior pela erva mate – seja o chimarrão, para a produção de chás e até de refrigerantes – torna o negócio promissor” afirmou Chico Araújo.

De acordo com o Secretário, empresa estabelecida n demonstrou interesso Município já manifestou interesse em adquirir a produção o que estimula a adoção do projeto.

O sistema cooperativado de produção da erva mate há muito tempo já foi adotado pela vizinha cidade de Machadinho(RS) e os resultados são considerados excelentes.