Administração de Capinzal e Sebrae celebram convênio para fortalecer o setor metal mecânico

A Administração Municipal de Capinzal e o Sebrae celebraram na quinta-feira, dia 20, convênio para a implantação do Projeto Arranjo Produtivo Local (APL) da Indústria Metal Mecânica do Meio Oeste Catarinense. A assinatura ocorreu no Clube Cruzeiro, em Joaçaba, com a presença expressiva de autoridades, empresários e lideranças municipais.

O Prefeito Leonir Boaretto e o Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ivanir Giongo representaram o Município nesta solenidade. O Sebrae foi representado pelo diretor superintendente em SC, Carlos Guilherme Zigelli e pela coordenadora regional Sueli Bernardi.

O APL tem por objetivo promover a modernização, o acesso a novos mercados, tornando o setor ainda mais competitivo. Mais de 100 empresas do segmento serão atendidas no Vale do Rio do Peixe até o fim de 2010.

O projeto será desenvolvido em cinco etapas: capacitação e consultoria; consultoria tecnológica; estratégia de marketing e comercialização; acesso ao mercado e monitoramento e gestão de projeto.

De acordo com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Capinzal conta atualmente com 17 empresas do setor meta mecânico. As peças e os equipamentos produzidos aqui atendem ao mercado interno e são exportados para o Mercosul e países da América Central.

O Município investirá neste primeiro momento R$ 10 mil reais para a implantação e a execução do Projeto. Além de Capinzal, o APL conta com a adesão das prefeituras de Joaçaba e Luzerna, da ACIOC, Sindimec, UNOESC e SDR Joaçaba.