Iniciada a construção de galeria para o escoamento das águas pluviais

A Secretaria de Infraestrutura de Capinzal iniciou na terça-feira, dia 25, a construção de uma galeria para o escoamento das águas pluviais próximo ao centro da cidade.

A primeira etapa da obra consiste na abertura de valas e na colocação de tubos de 80 centímetros de diâmetro entre a Avenida José Leonardo Santos (Estrada Velha) e as proximidades da rua XV de novembro. O trabalho está sendo executado pela equipe da própria Secretaria e deverá ficar pronto no próximo mês.

O Município está licitando a contratação de uma empresa especializada para realizar a detonação de rochas existentes no local. As valas terão em média 1,50 m de profundidade por 1,20 m de largura.

De acordo com o Secretário Itacir Massocatto, a nova galeria concentrará a água da Estrada Velha e do Loteamento Arco Íris e a destinará ao Rio Capinzal. A tubulação utilizada no passado para o mesmo fim está entupida e não mais atende as necessidades. Massocatto afirma que a obra trará alguns inconvenientes para os moradores da Avenida José Leonardo Santos e da Rua Vereador Aparício Ribeiro. Os acessos as residências e a algumas garagens ficarão prejudicados durante o andamento da obra. Os moradores terão que improvisar. “Apesar do transtorno momentâneo, os confrontantes precisam pensar no beneficio futuro que a obra trará” afirmou o secretário.

O trabalho é cadenciado e em alguns casos será todo executado manualmente, sem a utilização de máquinas.

As demais etapas da galeria serão executadas no segundo semestre. A Secretaria estima que a canalização terá uma extensão de 500 metros lineares e resolverá definitivamente o problema da água que escorre atualmente para o centro da cidade.

O Prefeito Leonir Boaretto e o Secretário Itacir Massocatto acompanharam o andamento dos trabalhos na tarde desta quinta-feira, dia 27.