Capinzalenses prestigiaram o V Seminário Estadual da Agroecologia

A cidade de São Miguel do Oeste sediou nos dias 20 e 21 deste mês, o V Seminário Estadual da Agroecologia sob o tema Campo e Cidade com Vida Saudável. Com participação de aproximadamente2000 pessoas, o Seminário teve vários painéis e oficinas que trataram da produção orgânica de alimentos como alternativa para a agricultura familiar.

Promovido por várias entidades e movimentos sociais do segmento, o evento mostrou que é possível substituir a agricultura convencional – cultivada a base de agrotóxico e produtos químicos – pela agroecológica com boa produtividade e menor custo de produção.

De Capinzal participaram o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente Francisco Dirceu de Araújo, a Presidente da AMMAC Jane Toaldo e o Presidente da Associação Agroecológica, Ivonei Maciel, além do agricultor ourense Pedro Casagrande. Para o Secretário, o Seminário trouxe muitos subsídios para fomentar no município e região as práticas agroecológicas.

Chico Araújo, que assumiu na última segunda-feira a presidência do colegiado de Secretários da Agricultura da AMMOC, afirmou que uma de suas metas na presidência é trazer para a nossa região o debate sobre a importância da agroecologia para a saúde pública e a sustentabilidade social, econômica e ecológica da agricultura familiar.

Para isso, já articulou com lideranças durante o Seminário Estadual a realização de um grande encontro, nos moldes do realizado em São Miguel D’Oeste, para difundir junto aos agricultores, técnicos e gestores públicos as idéias da agroecologia. Precisamos incentivar cada vez mais a produção agroecológica para oferecer alimentos naturais e saudáveis, garantindo saúde e qualidade de vida da população. A agricultura agroquímica está causando uma infinidade de patologias e comprometendo o meio ambiente”, sentenciou o Secretário.