INDESSC conclui o Programa de Educação Ambiental em Áreas de Riscos
O Instituto de Desenvolvimento Sustentável de Santa Catarina(INDESSC) concluiu na sexta-feira, dia 09, a última etapa do Programa de Educação Ambiental em Áreas de Riscos no Município de Capinzal. Mais de duzentas cartilhas contendo orientações básicas foram distribuídas às famílias que residem em pontos susceptíveis a deslizamentos e alagamentos.
O trabalho foi iniciado ainda no primeiro semestre de 2009. Seguindo orientação da Administração Municipal, o INDESSC realizou o levantamento de toda a área urbana e identificou que pelo menos 1.206 residências estão em área de risco. Estes imóveis localizam-se em pontos bastante íngremes ou muito próximos do Rio do Peixe e seus afluentes.
A partir deste levantamento, o Instituto desenvolveu uma série de ações para a conscientização da população atingida e também dos profissionais da Defesa Civil. Recentemente foram treinados bombeiros militares, servidores públicos municipais e alunos de estabelecimentos locais sobre como agir em caso de deslizamento de terra e/ou inundações.
O último passo do Programa foi exatamente a distribuição da cartilha “Comunidade Mais Segura – Mudando Hábitos, Reduzindo Riscos”. O material educativo chegou inicialmente a 200 famílias que residem na Vila Anchieta e nos loteamentos Jardim da Serra e Santa Maria.
O geólogo Jorge Augusto da Silva, responsável pelo projeto, acompanhou a entrega das cartilhas na Vila Anchieta na última quinta-feira, dia 08, e afirmou que agora o poder público tem em mãos um levantamento confiável dos pontos mais vulneráveis e das políticas que precisam ser adotadas doravante.
O aposentado Orivaldo da Silva Azevedo, morador da Vila Anchieta há 30 anos, taxou de “muito importantes” as orientações e o material distribuído pelo INDESSC.
Para a execução do Programa, o Governo Federal, através do Ministério das Cidades, liberou cerca de R$ 19 mil, mais a contrapartida do Município.