Inaugurada a nova sede do Centro de Educação Pinguinho de Gente

Foi inaugurada na tarde desta sexta-feira, dia 19, no Loteamento Santa Terezinha, a nova sede do Centro Municipal de Educação Infantil(CMEI) Pinguinho de Gente. A solenidade contou com a participação expressiva de pais, alunos, professores, lideranças políticas e religiosas e autoridades municipais.O ato inaugural, inserido na programação dos 61 anos de emancipação de Capinzal, marcou a concretização de um antigo sonho daquela comunidade escolar. O educandário comemora em outubro 20 anos de atividades e a estrutura antiga já não oferecia mais condições de atender satisfatoriamente os estudantes.Em seu pronunciamento, a professora Saionara Cremonini, coordenadora do CMEI, recordou da luta de pais, professores e lideranças para que um novo espaço físico fosse oferecido. “Aguardávamos com muita expectativa este momento. O sonho enfim tornou-se realidade graças ao esforço de muitas pessoas. A elas o nosso muito obrigado” comentou Saionara.O Secretário da Educação, Cultura e Esportes, Márcio Silva, apresentou o histórico da obra e agradeceu o apoio da Brasil Foods. “Agradecemos a grande contribuição da BRF que, mais uma vez, auxiliou o nosso Município” afirmou. A empresa foi representada pelos diretores Clóvis Ferreira e Édio Fae. Silva também ressaltou o empenho da ex-secretária da educação, Maria Lucinda Corsetti e do ex-prefeito Nilvo Dorini. O ex-prefeito Nilvo Dorini, que administrava Capinzal quando a obra foi iniciada, reconheceu o esforço das lideranças em torno da construção do novo Centro de Educação. “Acompanhamos de perto toda a mobilização e hoje é gratificante ver que o espaço está pronto e atendendo muito bem as nossas crianças” resumiu.O prefeito Leonir Boaretto focou seu discurso na evolução da educação infantil no Município. “Há nove anos havia apenas um estabelecimento para atender esta faixa etária. Hoje são cinco e todos oferecem excelentes estruturas” ponderou. “E já estamos construindo mais Centro de Educação Infantil no Loteamento Santa Maria com capacidade para 180 crianças” concluiu Boaretto. O prefeito agradeceu o empenho da administração anterior e o apoio da BRF, do Poder Legislativo e de todas as lideranças que se dedicaram para a construção da obra.  Após os pronunciamentos, o Frei José Maria da Silva, representando a Paróquia São Paulo Apóstolo, e o Pastor Valter, da Igreja Presbiteriana, abençoaram as novas instalações.O cerimonial foi encerrado com o descerramento da placa inaugural e com a visitação a todas as dependências do educandário. 

O empreendimento 

A construção foi iniciada em 2008, durante da gestão Nilvo Dorini/Leonir Boaretto, e concluída em 2009, na gestão Leonir Boaretto/Sérgio Helt, pela GL construtora e Incorporadora Ltda.A edificação possui: duas salas para berçário com fraldário e sala de repouso; duas salas para o maternal; quatro salas para pré-escolar; biblioteca; sala para professores, secretaria e direção; sanitários adaptados para as crianças, cozinha, almoxarifado, refeitório e espaço para recreação. A área total é de 1.258,67 metros quadrados. A capacidade é para 300 crianças.O Município investiu R$ 792.586,42 para a execução da obra. Foram utilizados recursos do Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica(FUNDEB). A Brasil Foods(BRF) foi parceira da municipalidade e investiu mais R$ 120 mil na aquisição de toda a mobília e de outros utensílios. 

Histórico  

A Creche Pinguinho de Gente iniciou as suas atividades em outubro de 1990. A criação oficial deu-se através do Decreto 015, de 1991, durante a gestão do saudoso ex-prefeito Irineu José Maestri. Na oportunidade foi denominada de “Creche Institucional Pinguinho de Gente”.Em 1993, através do Decreto 036, publicado na gestão do ex-prefeito Hilton Pedro Paggi, passou a ser denominada de “Creche Municipal Pinguinho de Gente”. No ano de 2001, durante a gestão do ex-prefeito Nilvo Dorini, através da lei 2.289, passou a ser denominada oficialmente de “Centro Municipal de Educação Infantil Pinguinho de Gente”.Devido ao aumento na demanda de alunos, no ano de 2008, na gestão Nilvo Dorini/Leonir Boaretto, foi iniciada a construção do novo prédio. A conclusão ocorreu no ano passado durante a gestão Leonir Boaretto/Sérgio Helt.