Capinzal promoveu a Conferência Municipal de Assistência Social

Realizada na tarde de terça-feira, dia 04, no Centro Educacional Prefeito Celso Farina, a VII Conferência Municipal de Assistência Social de Capinzal. O evento, organizado pela Diretoria de Desenvolvimento Social e pelo Conselho Municipal de Assistência Social, debateu o tema “Participação e Controle Social”.

 

No principio do encontro, a assistente social Aline Pereira apresentou o relatório das ações que estão sendo empreendidas pelo setor no Município. A também assistente social Francine Coimbra arofundou com os convidados o tema da Conferencia.

 

Posteriormente, os participantes foram separados em grupos e puderam discutir sobre quatro eixos importantes: processo histórico da participação popular no país, trajetória e significado do controle social na política de assistência social; protagonismo dos usuários e o seu lugar político no Sistema Único de Assistência Social(SUAS) e Conselho de Assistência e o SUAS; bases para a garantia do financiamento da assistência social e democratização da gestão do SUAS e entidades de assistência social e os trabalhadores do SUAS. O debate foi conduzido pelas assistentes sociais Denise Riquetti, Aline Pereira e Priscila Prévide e pelo Diretor Paulo Betinardi.

 

Ao final, foram eleitos os delegados e suplentes para a Conferência Estadual que acontece em setembro, em Florianópolis.

 

A Conferencia Municipal contou com a participação de mais de 140 pessoas incluindo profissionais da área e representantes dos grupos de idosos, clube de mães e da sociedade civil organizada.

 

SUAS

O Sistema Único de Assistência Social (SUAS) foi criado pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome em dezembro de 1993. Trata-se do modelo de gestão utilizado no Brasil para operacionalizar as ações de assistência social. No município de Capinzal, o SUAS foi implantado em 2008.