CMDR debate a criação de órgãos de defesa da sanidade animal

O Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural(CMDR) de Capinzal realizou na noite desta segunda-feira, dia 27, mais uma reunião ordinária para tratar de vários assuntos de interesse da agricultura do Município.

A necessidade de buscar mecanismos de prevenção e controle sanitário através da criação do Conselho Municipal de Sanidade Animal(COMUSA), os Comitês Comunitários de Sanidade Animal(COSA) e os Agentes de Sanidade Animal(ASA) estão entre os principais assuntos tratados. O veterinário da CIDASC, Silvano Ferretto apresentou aos conselheiros as formas de funcionamento e de constituição desses órgãos e, principalmente, a importância deles para a atividade pecuária do Município. O Conselho fará reuniões comunitárias para discutir a constituição desses órgãos.

Outro assunto que mereceu destaque foi a política de crédito do Governo Federal para a safra 2009/2010. O Agrônomo da Epagri, Vilmar Rech apresentou os critérios para a contratação dos créditos junto às instituições financeiras.

Por sua vez, o Secretário da Agricultura e Meio Ambiente, Francisco Dirceu de Araújo apresentou a Lei Municipal nº 2.860 que instituiu o Programa Ação Rural e também discutiu com os conselheiros os projetos para investimento dos recursos do Governo Federal para obras de prevenção a estiagem – R$ 145 mil – que serão liberados ainda este ano. Os recursos devem ser utilizados para perfuração de poços artesianos, instalação de redes de distribuição de água e para construção de cisternas coletivas. O CMDR auxiliará a municipalidade no direcionamento dos investimentos.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nair Basei apresentou ao Conselho dois processos de captação de recursos do crédito fundiário para beneficiar dois filhos de agricultores do Município. Após análise, os pedidos foram aprovados. Para que esses pleitos tramitem no Ministério de Desenvolvimento Agrário se faz necessário o parecer favorável do Conselho.

O presidente Ademir Guimarães avaliou como uma das reuniões mais produtivas pela importância e qualidade dos assuntos discutidos. Graças a representação das comunidades, das entidades ligadas a agricultura e do poder público, o CMDR tem se constituído num instrumento valioso para a agricultura de Capinzal, sempre acompanhando e sugerindo ações em benefício do setor.