Capinzal decreta luto oficial pelo passamento do advogado e historiador Vitor Almeida

A Administração de Capinzal publicou na manhã desta sexta-feira, dia 26, o Decreto 048/2009 que estabelece luto oficial de três dias em razão do passamento do advogado, historiador e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Vitor Almeida. Trata-se de uma homenagem póstuma do Executivo pelos relevantes trabalhos que o ilustre cidadão prestou ao Município.  

Vitor Almeida faleceu na madrugada desta sexta-feira, dia 26, por volta das 04h, no Hospital São José de Capinzal. Profissional respeitado do Direito atuava em Capinzal desde 1965. Como político exerceu a função de presidente do Legislativo Municipal em três oportunidades: 31/01/73 a 04/02/75; 01/02/77 a 01/02/79 e 01/02/81 a 02/02/83.

 

Porém, o maior legado deixado por ele foi para a história de Capinzal. Durante 37 anos, Dr. Vitor se dedicou a pesquisar e a registrar os fatos marcantes do Município. Produziu uma dezena de obras relatando os pormenores da colonização, do cotidiano, da população e da política local. Apenas quatro foram publicadas. A última, “Tesouros Enterrados”, foi lançada no dia 16 de abril de 2008. Grande parte do acervo disponível no Museu Histórico de Capinzal foi doada pelo historiador.

 

Em 16 de outubro de 2007, Vitor Almeida foi homenageado com o título de Cidadão Honorário pela Câmara de Vereadores de Capinzal. A proposição partiu do presidente da época, Moacir Zanluca.

 

O prefeito Leonir Boaretto lamentou o passamento de Vitor Almeida e externou suas condolências a família enlutada. “O Dr. Vitor sempre foi uma pessoa íntegra, de conduta ilibada, que deixou seu nome marcado na história do nosso município” comentou Boaretto.

 

O corpo do advogado, historiador e ex-presidente da Câmara de Vereadores, Vitor Almeida, foi sepultado na tarde de sexta-feira, no Cemitério Municipal de Capinzal. O cortejo fúnebre foi acompanhado por familiares, lideranças políticas, amigos e admiradores.