Secretaria desenvolve projetos para estimular o hábito da leitura
Uma das prioridades da Secretaria Municipal da Educação, Cultura e Esportes de Capinzal é estimular o gosto e o hábito pela leitura entre todas as gerações. Diversas ações estão sendo envidadas pelo poder público para estimular o acesso dos estudantes e da comunidade em geral ao maravilhoso mundo da literatura.
A Secretaria está revitalizando o espaço físico da Biblioteca Vereador Rolindo Casagrande, localizada na área central, e da biblioteca comunitária instalada na localidade de Vidal Ramos. O mobiliário também está passando por modernização. Tudo isso para proporcionar um ambiente mais aconchegante e prazeroso aos leitores.
Os investimentos na ampliação do acervo também são constantes. Hoje a Biblioteca central conta com 19.945 obras de vários gêneros literários, 620 gibis, 09 assinaturas de revistas e 04 assinaturas de jornais.
Regularmente muitos leitores fazem a retirada de material para leitura ou freqüentam as bibliotecas para lerem jornais, revistas e realizarem pesquisas.
O horário de atendimento também foi ampliado para beneficiar principalmente os estudantes. As portas ficam abertas de 07h30min às 22h.
Através dos projetos “Leitura na Praça” e “Doando, Trocando e Aprendendo”, as funcionárias da biblioteca pública vão semanalmente a Praça Pedro Lélis da Rocha com o objetivo de aproximar a população dos livros, jornais e revistas e outras obras.
“A preocupação da Secretaria da Educação, Cultura e Esportes é proporcionar acesso facilitado a todos os leitores do Município”, diz o secretário Márcio Silva.