Vigilância Sanitária fará capacitação para manipuladores de alimentos
A Secretaria Municipal da Saúde de Capinzal, através do Departamento de Vigilância Sanitária, promoverá na primeira quinzena de maio, uma capacitação para manipuladores de alimentos. O objetivo é adequar às empresas que atuam neste segmento as determinações da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e, ao mesmo tempo, oferecer produtos de melhor qualidade aos consumidores do Município.
Em março de 2005, a ANVISA instituiu, através da Resolução 216, o Regulamento Técnico para Boas Práticas nos Serviços de Alimentação. A medida regulamenta os procedimentos apropriados e seguros para a manipulação, preparação, acondicionamento, armazenamento, transporte, exposição e venda de alimentos e bebidas.
Para atender a demanda gerada pela vigência desta Resolução e preparar de forma adequada os profissionais que atuam em restaurantes, padarias, lanchonetes e similares, a Vigilância Sanitária proporcionará este treinamento no período de 04 e 15 de maio. Melhorar as condições higiênico-sanitárias dos estabelecimentos, para prevenir danos a saúde dos clientes, minimizar a perda de produtos, diminuir os custos com indenizações e multas e evitar prejuízos morais e comerciais estão entre os principais objetivos do curso.
O treinamento será coordenado por profissionais capacitados, experientes e credenciados para tal função. Os participantes receberão gratuitamente todo o material orientativo do curso.
Todas as empresas cadastradas na Vigilância Sanitária Municipal, que trabalham com a manipulação de alimentos, estão sendo contactadas e orientadas a inscrever ao menos um representante.
Maiores informações poderão ser obtidas através do telefone 3555 13 44 ou pelo e-mail visacapinzal@capinzal.sc.gov.br.