PROERD atende mais de 360 estudantes em Capinzal
Prevenir a criminalidade e desenvolver um sistema de prevenção a violência e ao uso indevido de drogas são os objetivos principais do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência(PROERD) que está sendo aplicado nas escolas públicas de Capinzal. A parceria é da Policia Militar e das secretarias municipais de Educação, Saúde e Desenvolvimento Social.
Alunos das quartas séries do ensino fundamental – mais de 360 no total – estão participando das atividades oferecidas em todos os estabelecimentos de ensino das redes municipal e estadual.
O treinamento está sendo ministrado por policiais militares de Herval D’Oeste especialmente preparados para a função. As atividades iniciaram no dia 06 de abril e se estendem até o final do mês de junho, quando da conclusão do primeiro semestre letivo.
O Programa oferece, em linguagem acessível às faixas etárias que se direciona, uma variedade de atividades interativas com a participação de grupos em aprendizado cooperativo; exercicios que foram projetados para estimular os estudantes a resolverem os principais problemas na fase em que se encontram.
De acordo com o secretário da educação Márcio da Silva, o PROERD busca a criação de uma rede protetiva, crescente, contra as drogas (lícitas e ilícitas), bem como contra as atitudes que geram violência.