Estiagem castiga o interior de Capinzal

As secretarias de Infraestrutura, Agricultura e Meio Ambiente de Capinzal estão adotando medidas para amenizar o problema da escassez de água na maioria das propriedades do interior. A falta de chuva está preocupando o poder público e, em algo casos, não há mais água para o consumo animal.

O Secretário Francisco Dirceu de Araújo, acompanhado por técnicos da EPAGRI, está visitando os agricultores que solicitaram aberturas de fontes de água. De acordo com Chico Araújo, o principal objetivo dessas visitas é ver in loco a real situação dos mananciais e orientar sobre as formas adequadas de proteger as fontes a fim de garantir água de qualidade aos animais e até mesmo para o consumo doméstico.

“Na maioria das propriedades, as fontes estão à céu aberto, sem nenhuma proteção, e os animais tem acesso direto pisoteando e infectando a água com dejetos, o que contribui para a degradação das mesmas” afirmou o secretário. “É necessário fazer os bebedouros separados das fontes e protegê-las com cerca e arborização. Em alguns casos estamos apoiando, inclusive fornecendo material, para a construção dos chamados caxambus” conclui.

Já o Secretário de Infraestrutura Itacir Massocatto está disponibilizando a retroescavadeira para atender essas propriedades. “O prefeito Leonir Boaretto nos autorizou a trabalhar também nos finais de semana para que consigamos atender os agricultores o mais rápido possível. Mas é preciso que cada proprietário proteja suas fontes”, observou Massocatto.