Secretaria da Agricultura retoma o Programa de Controle ao Borrachudo

A Secretaria Municipal de Agricultura e a EPAGRI retomaram na quarta-feira, dia 19, o Programa de Combate ao Borrachudo nas comunidades do interior de Capinzal. Uma nova aplicação de larvicida biológico foi realizada nos rios Capinzal, Santa Cruz e Gramado Unidos para tentar conter a infestação do inseto.O Programa, instituído há oito anos pela atual administração, consiste no monitoramento da incidência de larvadas nos riachos e na presença dos insetos adultos, além da distribuição do larvicida. A aplicação do produto é realizada voluntariamente por produtores rurais ribeirinhos.A dosagem ideal varia conforme o volume de água e é determinada pelo engenheiro agrônomo da Epagri, Vilmar Rech. A próxima aplicação está prevista para a primeira semana de dezembro e a terceira e última, se as condições climáticas forem favoráveis, antes do fim do ano. Segundo o produtor rural João Maria Rodrigues, morador da localidade de Engenho Novo e aplicador voluntário do larvicida há 17 anos, os primeiros resultados começam a ser observados num prazo máximo de 10 dias. “Em pouco mais de uma semana nós já conseguimos notar a diminuição dos borrachudos” afirmou o agricultor.De acordo com o agrônomo Vilmar Rech, o excesso de chuva registrado nos meses de setembro, outubro e novembro impediu um controle mais intenso do inseto. “O nível dos rios estava muito alto e não tínhamos condições de efetuar a aplicação do produto” informou o profissional. Sem o controle e com a elevação da temperatura, o borrachudo se múltipla rapidamente e a infestação atingisse níveis não toleráveis. A correta aplicação do produto é uma das principais garantias de sucesso no controle do inseto. “Temos bons aplicadores. Não fosse a dedicação deles o nosso esforço seria me vão” conclui Vilmar Rech.A Administração Municipal de Capinzal está licitando a aquisição de mais 370 litros do larvicida biológico para que o programa seja constante. O investimento é superior a R$ 20 mil.